Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/07/2013 - 14h53min

Instituto de Pesquisas Químicas se destaca nas ações de sustentabilidade

Imprimir Enviar

A excelência na realização de ensaios de análises ambientais, aliada à conscientização e sensibilidade para a questão ambiental, rendeu ao Instituto de Pesquisas Químicas S/S (IP), de Joinville, o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC em 2012. A certificação, concedida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na categoria Empresa Privada, faz parte da política de gestão adotada pelo Parlamento para a implementação de ações de sustentabilidade.

Segundo o sócio-diretor do Instituto de Pesquisas, Omar Amin Ghanem Filho, o balanço social reflete as ações de interação da organização com o seu entorno e comprova o desenvolvimento baseado nos valores e princípios da empresa. O IP investe anualmente quase 20% de seu faturamento em ações de Responsabilidade Social. Em 2011, o investimento anual em ações socioambientais foi superior a R$ 100 mil. “A transparência em suas ações e resultados é uma das características mais importantes da gestão do IP e envolve a participação de todos os profissionais”, ressalta Ghanem Filho.

O instituto, fundado em 2001, tem como diretrizes a contínua evolução tecnológica e a garantia da qualidade de seus ensaios especializados em análises ambientais (água, efluentes, ar interno), de alimentos, toxicológicas, de fármacos, higiene ocupacional e cosmético. Formado por um grupo de trabalho com nove profissionais da área e três estagiários, o laboratório foi creditado em 2012 pelo Inmetro na Norma NBR ISO/IEC 17025, atribuindo padrão internacional. A conquista reconhece o sistema de gestão da qualidade, assegurando a implementação de certificados como competentes para a geração de resultados tecnicamente válidos.

O reconhecimento da forma de trabalho adotada pelo IP resultou em premiações consecutivas nos últimos anos. “A organização está envolvida estrategicamente na transformação positiva da cidade, interage com o governo local tendo como objetivo instruir, conscientizar e sensibilizar às diversas causas ambientais e de saúde vivenciadas em seu cotidiano. A participação do IP nas associações empresariais de Joinville demonstra sua sintonia associativa no engrandecimento comunitário e empresarial”, ressalta o diretor.

Projeto em destaque
O IP realiza eventos externos comunitários. Uma dessas práticas é o programa Portas Abertas, no qual a empresa recebe a comunidade nas suas instalações e tem a oportunidade de contribuir com conhecimento sobre as questões socioambientais.

Direcionado a crianças, adolescentes, estudantes de cursos técnicos, graduação, pós-graduação, grupos fechados, idosos, mulheres e clientes, o projeto já atingiu 1,3 mil pessoas da comunidade. Todos os colaboradores do IP são convidados a participar de forma voluntária das ações socioambientais promovidas ou não pela organização.

Ações para 2013
O IP segue o Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). As ações socioambientais são ou fazem parte de práticas formais continuamente avaliadas e refinadas.

Para este ano, o instituto está alinhando as práticas socioambientais aos requisitos de diferentes segmentos, principalmente público interno, conforme pesquisas. Os levantamentos na comunidade foram realizados em parceria de organizações governamentais, com base em dados socioambientais.

Série Responsabilidade Social
Desde quinta-feira (25), a Agência AL publica uma série de reportagens com as empresas e entidades vencedoras do Prêmio e Troféu Certificação de Responsabilidade Social em 2012. As matérias vão tratar do trabalho desenvolvido pelas organizações premiadas nos campos da responsabilidade social e ambiental.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar