Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
12:30

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/05/2015 - 17h19min

Instalada a Frente Parlamentar em Defesa da Suinocultura

Imprimir Enviar
FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

A instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Suinocultura, na tarde desta quarta-feira (20), reuniu deputados interessados em discutir as dificuldades enfrentadas pelos produtores. Com a presença do secretário-adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, e do presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivanio Luiz de Lorenzi, foi realizada a eleição para presidência e vice-presidência do colegiado que atuará em prol do desenvolvimento do setor.
À frente da presidência, por unanimidade, o deputado José Nei Ascari (PSD) destacou a importância do agronegócio em Santa Catarina, especialmente no cenário econômico. Ao considerar que dos 29% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense, a suinocultura abrange 60% deste total, Ascari enfatiou que o Poder Legislativo precisa de um espaço como esta Frente para debater o assunto. "Este é um setor importante não apenas para o parlamento, mas para toda Santa Catarina", frisou. A vice-presidência ficou com o deputado Neodi Saretta (PT). 
Segundo Spies, Santa Catarina é o maior produtor de suínos do Brasil e necessita de apoio para se manter com o acesso ao mercado, que atualmente está associado a boa condição sanitária do estado. "Com o certificado de área livre de peste suína clássica, adquirimos mais uma credencial para a suinocultura continuar conquistando mercados premium, como Japão, Europa e EUA. Agora estamos trabalhando para abrir mercado com a Coreia do Sul, visando mais renda para os produtores e sustentabilidade para a agroindústria."   
Com 8 mil produtores de suínos concentrados no Extremo Oeste, Meio Oeste e em Braço do Norte, no Sul do estado, Lorenzi destaca que apesar da boa produção e a excelência em sanidade animal, o setor ainda enfrenta grandes desafios. "Buscamos cada vez mais expandir e fazer com que o mundo inteiro possa confiar na produção e na qualidade da carne suína catarinense. Para isso, precisamos de apoio para manter o produtor animado e atuante no campo, produzindo essa proteína animal com extrema qualidade. Juntamente com a frente vamos atuar para que o produtor não trabalhe com prejuízo, mas sim com lucro, para que ele tenha qualidade de vida", destacou.
Os deputados Mário Marcondes (PR), Ricardo Guidi (PPS), Padre Pedro Baldissera (PT), Maurício Eskudilark (PSD), José Milton Scheffer (PP), Gabriel Ribeiro (PSD), Luiz Fernando Vampiro (PMDB) e Dalmo Claro (PMDB) participaram da reunião.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar