Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/06/2013 - 09h02min

Instalação de subestação da Celesc em Maravilha promete avançar após audiência

Imprimir Enviar
Audiência foi promovida por duas comissões permanentes da Assembleia. FOTO: Alberto Neves/Agência AL

A tão esperada instalação de uma subestação de energia em Maravilha, no Oeste catarinense, obra a ser realizada pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc,) pontuou a audiência pública realizada nesta quinta-feira (20), na Câmara Municipal de Maravilha. Além da subestação, outros fatores referentes ao abastecimento de energia elétrica na região Oeste foram abordados durante o encontro promovido pela Comissão de Economia, Ciência e Tecnologia, em conjunto com a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Publico da Assembleia Legislativa.

Com as dependências do Plenário do Legislativo municipal lotadas, a audiência pública, presidida pelo deputado e presidente da Comissão de Trabalho, Marcos Vieira (PSDB), reuniu prefeitos, vereadores, empresários, agricultores e especialmente o diretor da Celesc, o engenheiro James Giacomazzi, que explicou os principais entraves que atrasam o início da obra.  O presidente da comissão destacou que a intenção é promover o dialogo entre as partes envolvidas e interessadas em sanar as questões referentes à deficiência na distribuição de energia elétrica na região de Maravilha.

“A comunidade precisa ter conhecimento dos projetos da Celesc para se posicionar diante do grande desenvolvimento tecnológico presente. Considerado o celeiro da agricultura, a região Oeste não pode continuar investindo em tecnologia, com equipamentos mordemos e instalação de novas indústrias se não possuir uma fonte de energia segura”, alertou Vieira.

Solicitante da audiência, a deputada Luciane Carminatti (PT) salientou o alto índice de insatisfação da população local com relação ao prazo de novos investimentos da Celesc, o que acarreta prejuízos para o município diretamente no setor produtivo, empresarial, e especialmente com os agricultores e as cooperativas que carecem de investimentos na rede de distribuição de energia. De acordo com a parlamentar, não se trata apenas da capacidade de energia, mas de distribuição e da rede de transmissão. “Precisamos de investimentos a curto e médio prazo, não apenas para os novos investimentos, mas para a manutenção das redes de energia”, destacou.

Terreno
James Giacomazzi, da Celesc, explicou que, para iniciar a obra da subestação que tem previsão de conclusão em dezembro de 2014, é necessário que o terreno cedido pela Prefeitura de Maravilha seja devidamente escriturado à Celesc. Segundo ele, após a aquisição do terreno e devida escrituração, a Celesc abrirá licitação no prazo de 60 dias para contratar uma empresa para realizar a licitação e logo após iniciar a construção, assegura Giacomazzi.

Presente no debate, a prefeita de Maravilha, Rosimar Maldaner, afirmou que o terreno está confirmado e que falta apenas sua medição, que será feita nos próximos dias por técnicos. Para a administração, a instalação da subestação trará expectativa para novos investimentos na região, além de assegurar o desenvolvimento. “Já temos toda a área definida e, após essa medição, esperamos que a Celesc cumpra com a sua obrigação e lance o edital para que a obra tenha início ainda este ano, sendo que a administração municipal vem fazendo a sua parte”, declarou Rosi.

Considerada uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro, a Celesc leva energia para 91,79% dos municípios catarinenses. Segundo dados da empresa, foram investidos em 2011 R$ 352,9 milhões em obras de expansão e melhoria do sistema e na modernização da gestão da Empresa, mas nenhuma dessas obras foi realizada na região Oeste.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar