Inscritos no prêmio de Responsabilidade Social serão abertos a consulta
As inscrições para a 4ª edição da Certificação de Responsabilidade Social e Troféu Destaque SC encerraram-se na última semana. As empresas inscritas podem ser conhecidas a partir desta terça-feira (14), no site da Assembleia Legislativa.
A consulta pública ficará aberta até o dia 4 de novembro e, durante esses vinte dias, quem quiser pode tirar suas dúvidas, fazer críticas, reclamações e até mesmo denúncias relativas às empresas e entidades participantes. Das 93 instituições inscritas este ano, 37 são empresas privadas e 56 entidades sem fins lucrativos.
Adelita Adiers, presidente da comissão, avalia esses números como extremamente positivos. “Estamos muito felizes com o resultado dessas inscrições, especialmente porque temos novas empresas e novas instituições aderindo ao processo”. Segundo a presidente, isso demonstra que todo o trabalho realizado pela Comissão Mista de Responsabilidade Social e pela Comissão de Assessoramento, durante os oito workshops realizados pelo estado, alcançaram o objetivo de divulgar as boas práticas de responsabilidade social.
A avaliação qualitativa feita pela Comissão Mista de Responsabilidade Social inicia após o período da consulta pública e os ganhadores serão anunciados em coletiva de imprensa no dia 26 de novembro. No dia 9 de dezembro, em uma sessão especial na Assembleia Legislativa, eles receberão o troféu e a certificação.
Objetivos do Prêmio e Certificação de Responsabilidade Social
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, instituiu o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC, tendo por finalidade reconhecer e destacar as empresas privadas e entidades com fins não econômicos que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão visando à promoção do bem-estar da sociedade e à preservação ambiental.
As entidades concorrem em uma única categoria. Já as empresas concorrem em três categorias, de acordo com o faturamento anual (micro/pequena, média e grande empresa). Dentro de cada categoria há dois segmentos (indústria e comércio/serviços/turismo).
Além do Parlamento, participam da comissão neste ano a Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Conede), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Federação das Associações Empresariais de Santa (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc), Observatório Social de Florianópolis (OSF) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).
Agência AL