Inscrições para o PAB estarão abertas entre os dias 8 e 9 de março
Entre os dias 8 e 9 de março estarão abertas as inscrições para o Programa Antonieta de Barros (PAB). O programa, instituído pela Lei 13.075/04, é uma política de ação afirmativa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que possibilita aos jovens o ingresso no mercado de trabalho por meio de estágio na Alesc.
As inscrições serão realizadas na Fundação de Estudos e Pesquisa Sócio-Econômicos (Fepese), localizada no Centro Socio-Econômico da UFSC, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Para participar, o aluno deve ter idade entre 16 e 24 anos, estar regularmente matriculado no ensino médio, técnico ou superior e ter renda familiar inferior a 2,5 salários mínimos regionais. Outro pré-requisito é a etnia, já que o PAB é voltado para jovens negros em situação de vulnerabilidade social.
Conforme estabelecido pela Lei nº 13.075/04, o PAB tem como objetivo possibilitar o acesso do jovem socialmente excluído por sua condição étnica, localidade de moradia e gênero, ao mercado de trabalho.
Após a inscrição, os candidatos passarão por uma etapa de entrevista individual e dinâmica de grupo, desempenhada pelo setor de Serviço Social e Psicologia da Alesc, onde serão analisados critérios como vulnerabilidade social, emocional e financeira, exercício de paternidade ou maternidade, sujeição à violência na comunidade, orfandade, cumprimento de medidas sócio- educativas, entre outros.
A lista completa de documentos necessários para a inscrição está disponível no site do programa. (http://www.alesc.sc.gov.br/pab/)
Com a colaboração de Carolina Lopes/Agência AL