Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/02/2016 - 17h44min

Inscrições para o Festival Florianópolis Audiovisual Mercosul vão até março

Imprimir Enviar
Festival chega à 20ª edição em 2016, sempre com o objetivo de estimular a produção cinematográfica no Mercosul

Com as inscrições abertas até o dia 10 de março, o Festival Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) chega à sua 20º edição com uma longa trajetória de conquistas e oportunidades. Em 20 anos de dedicação ao desenvolvimento da cinematografia dos países membros do Mercosul, o FAM, segundo os organizadores, proporciona um espaço de formação de público, difusão da produção latino-americana e regional, além da oportunidade de reunir inúmeros profissionais do setor.

Com entrada gratuita, o evento, que acontece de 17 a 24 de junho no auditório da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC) em Florianópolis, contará com a produção de documentários de longa e média-metragem, além de filmes de temática infanto-juvenil em todas as metragens e curtas de todos os gêneros, com até 30 minutos de duração. De acordo com o coordenador do festival, Antonio Celso dos Santos, as produções inscritas irão concorrer nas categorias de Mostra de Curtas Mercosul Catarinense, Documentários e Mostra Infantojuvenil.    

Ao considerar o FAM um festival de cinema respeitado no Mercosul, Antonio ressalta que uma das características do evento é aguardar a produção, que em geral reflete no movimento da sociedade revelado nos filmes. "Os trabalhos apresentam um reflexo muito grande de diferentes fatos vivenciados pela sociedade", revelou.  

Com aproximadamente 2 mil filmes exibidos ao longo do festival, entre curtas e longas do Brasil e Mercosul, o produtor Tiago Santos explica que o FAM representa a primeira janela de exibição após a finalização de um filme. "O FAM possibilita que todas as pessoas do Mercosul possam disponibilizar para o público seus trabalhos", frisou. À frente da produção há 19 anos, Santos destaca que o FAM ajuda a desenvolver a produção cinematográfica no Mercosul, inserido no tripé que sustenta a produção do cinema. "O FAM sustenta a distribuição e a exibição, do tripé formado por esses dois itens e a  produção."

Santos explica que a seleção dos filmes é feita online, com selecionadores da Argentina, Uruguai e Bolívia. Para os participantes, ele destaca que o FAM oferece além dos prêmios institucionais prêmios de incentivos visando à continuidade da produção. "Essa premiação oferece ao participante, na sua próxima produção apoio na parte de revelação, cor, mixagens e equipamentos", frisou.          

Para participar
Entre os requisitos para as produções inscritas no FAM 2016, a obrigatoriedade de legendas é primordial. Segundo Antonio, os filmes falados em português precisam ter legendas em espanhol, e os em espanhol, legendas em português, diretamente no vídeo de seleção. Já no caso de produções em um terceiro idioma é preciso ter legenda dupla, em português e espanhol.

O coordenador destaca que os filmes inscritos na Mostra Infantojuvenil, que sejam adequados ao público de até 10 anos, estão isentos do envio de arquivo de legenda, sendo necessário apenas enviar a lista de diálogos no idioma original. Podem participar filmes finalizados a partir de 2014 e o ineditismo é desejável, porém não é critério de desclassificação, mas um critério de seleção com pontuação extra.

Mais informações sobre o festival, com o regulamento completo e a ficha de inscrição, estão disponíveis no site www.famdetodos.com.br.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar