Iniciativa inédita para a conscientização antidrogas mobiliza mais de 3 mil estudantes em Lages
Iniciativa inédita para a conscientização antidrogas protagonizada pelo Parlamento, o 1º Circuito de Palestras mobilizou mais de 3 mil estudantes em Lages, na Serra catarinense, esta semana.
A ação da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas, liderada pelo presidente, deputado Lucas Neves (Podemos), reuniu, durante cinco dias, especialistas com o propósito de esclarecer a comunidade catarinense sobre os impactos prejudiciais das drogas e seu efeito na sociedade. O foco foi levar a conscientização antidrogas para jovens em idade escolar.
Não às drogas
Como observa o presidente da Comissão, deputado Lucas Neves, a educação é a melhor arma nessa guerra. A proposta é percorrer todas as regiões do estado até o fim do ano com esse circuito de palestras.
“É um tema sensível, atual e impactante na vida das pessoas”, afirmou, destacando que o Legislativo catarinense está empenhado em promover ações propositivas tendo em vista o atual cenário preocupante que as famílias enfrentam.
“Só assim, de forma conjunta, podemos construir um futuro mais saudável e livre dos males das drogas", frisa Lucas Neves. “ Queremos levar informações para que essa garotada diga não às drogas”, ponderou, afirmando que defende que um dos caminhos é apostar na prevenção. “A prevenção é isso. Levar informações, esclarecimentos dos perigos desse universo, para que os nossos jovens fiquem longe do mundo das drogas”, finalizou.
Números
Em Lages, o Circuito percorreu 12 escolas, foram 20 palestras realizadas, com a participação de mais de 3 mil estudantes e 100 lideranças locais e regionais.
Fazendo a diferença
O subtenente Cláudio Wolff, instrutor pioneiro do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), apresentou sua experiência de 25 anos de dedicação à iniciativa.
Ele destacou que o objetivo é levar luz aos perigos da droga na vida dos jovens. “ Cada adolescente tem seus sonhos, propósitos e projetos. O que pode tirar o foco de cada um deles é a droga”, avaliou.
Implantado pela Polícia Militar catarinense, em 1998, o Proerd completou este ano 25 anos impactando a vida de mais de um milhão de jovens e fazendo a diferença na sociedade catarinense.
Importância
A professora Joseane Preto de Oliveira, diretora da EEB Industrial, destacou a importância dessa iniciativa liderada pelo Parlamento.
Para ela, ações dessa natureza são fundamentais para a conscientização antidrogas junto às escolas. “É um tema atual que sempre instiga o debate. Afinal, em um ciclo social, sempre tem alguém que conhece um usuário de drogas. Essa é a realidade hoje. E o combate é importante”, avaliou. “Temos que viver a vida de forma saudável”, finalizou.
O aluno Victor Juliano Bernhard de Souza, 13 anos, do 8º ano, afirmou que a palestra foi muito esclarecedora. “Não consigo compreender como tem pessoas que entram nesse mundo das drogas”, refletiu.
Dados alarmantes
Somente em 2021, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou mais de 400 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas e álcool.
De acordo com o Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (Cread) é alarmante o número de casos de dependência química iniciados na juventude.
Agência AL