Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/08/2021 - 14h43min

Inaugurada na Assembleia Sala dos Prefeitos Genésio de Souza Goulart

Imprimir Enviar
Deputado Mauro de Nadal e presidente da Fecam, Clenilton Pereira, no ato inaugural da sala
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Um espaço voltado a aproximar o Parlamento estadual dos municípios catarinenses, a Sala dos Prefeitos Genésio de Souza Goulart foi oficialmente inaugurada na manhã desta quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa, em solenidade que contou com a presença de diversas lideranças políticas e representantes de entidades da sociedade civil.

A estrutura está localizada no Espaço Cultural Jerônimo Coelho, no Palácio Barriga Verde, ao lado de uma sala voltada ao apoio às câmaras de vereadores e foi fruto de um termo de cooperação técnica firmado entre a Assembleia Legislativa e a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam).

Na ocasião, o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), afirmou que a iniciativa é inédita entre as casas legislativas do país e vai potencializar o trabalho realizado pelos deputados no atendimento às necessidades da população. “No momento em que a gente oferece a oportunidade dos vereadores, prefeitos e vice-prefeitos estarem aqui, em contato com os deputados, nós estamos aproximando cada vez mais o cidadão do Parlamento catarinense, humanizando a nossa atividade, porque é desta forma que a gente vai conseguir construir uma Santa Catarina melhor.”

Já o presidente da Fecam e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSDB), afirmou que a Sala dos Prefeitos será de grande importância para que os gestores municipais possam aumentar a interlocução com os deputados, e também para encaminharem atos administrativos longe de suas sedes. Outra possibilidade, conforme informou, é que o espaço seja utilizado para a realização de entrevistas e gravações de vídeos, tendo em vista uma parceria firmada entre a Rede de Comunicação Fecam e a Diretoria de Comunicação Social da Alesc. “Este é um momento de suma importância, um divisor de águas para nós, prefeitos, e por isso quero agradecer imensamente à Assembleia Legislativa, aos 40 deputados e deputadas, e ao presidente Mauro de Nadal, por cederem esta sala que, tenho certeza, será de grande valia para a municipalidade.”

A iniciativa também foi saudada por Hugo Lembeck, que falou em nome da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). “Parabéns pela iniciativa, parabéns por essa conquista. Tenho certeza que os frutos vão acontecer dia a dia, e o entrosamento, a integração dos municípios com a Assembleia, vão se desenvolver cada vez de forma mais coesa e mais forte.”

Homenagem a Genésio de Souza Goulart
A denominação da Sala dos Prefeitos presta uma homenagem ao ex-prefeito de Tubarão e ex-deputado estadual Genésio de Souza Goulart, falecido em março deste ano, aos 67 anos.

Durante o ato de inauguração do espaço, os deputados Mauro de Nadal, Volnei Weber (MDB) e Ada de Luca (MDB) entregaram uma placa celebrativa aos filhos do homenageado, Rafael Nunes Goulart e Thiago Nunes Goulart.

“Esta é uma singela homenagem a uma vida, a um trabalho, a uma dedicação de alguém que experimentou todas as esferas [do poder público] aqui em Santa Catarina, menos a de governador do Estado, mas a expressão dele foi de muita dedicação e de muita entrega. Então recebam esse carinho do Parlamento catarinense e da Fecam, como um sinal de estima elevada, pois o pai de vocês merece”, disse Nadal.

Presente à solenidade, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), também se pronunciou sobre o homenageado. Ele disse que chegou a manter muitas divergências políticas com Genésio de Souza Goulart durante o período em que os dois atuaram como deputados estaduais, mas que as diferenças foram aparadas com o tempo e que veio o reconhecimento do legado positivo deixado pelo antigo adversário.  “Genésio foi um grande prefeito, grande deputado, um grande homem público. Com esta homenagem a Assembleia presta um grande serviço ao municipalismo.”

Em seu discurso, Rafael Nunes Goulart declarou que a escolha do nome do seu pai para a Sala dos Prefeitos foi bastante acertada, uma vez que a trajetória de Genésio Goulart  como homem público reflete a de muitos deputados atuais. “Ele nasceu lá no interior do estado, cresceu com poucas oportunidades e, aos poucos, foi trazendo benefícios para a comunidade, que foi reconhecendo-o como pessoa pública e ele foi galgando sua trajetória como vereador, prefeito e deputado. Mas sem esquecer as suas raízes, que é uma das coisas mais importantes.”

A frase final foi de agradecimento pela distinção ao pai. “Tenho certeza de que, onde ele estiver, juntamente com a minha mãe, estará muito feliz com essa homenagem.”

Trajetória de Genésio Goulart
Nascido em Tubarão, em 10 de abril de 1954, Genésio de Souza Goulart atuou como vereador do município entre 1992 e 1996, e como prefeito entre 1997 e 2000, pelo MDB, período no qual também presidiu a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel).

Apesar de formado como técnico agrícola, construiu carreira em atividades empresariais. Presidiu a Coopercampo e foi membro dos conselhos fiscais da Associação Comercial e Industrial de Tubarão (Acit) e do Sindicato dos Transportes, além de ter presidido o Conselho Curador da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Em 2003, com 27.971 votos, foi eleito deputado estadual para a 15ª Legislatura (2003-2007). Naquele mandato, integrou as comissões de Legislação Participativa; Economia, Ciência, Tecnologia e Minas e Energia; Trabalho, Administração e Serviço Público; e Saúde. Alcançou a reeleição em 2007, com 33.293 votos, para a 16ª Legislatura (2007-2011), período em que atuou nas comissões de Saúde; Direitos e Garantias Fundamentais de Amparo à Família e à Mulher; Educação, Cultura e Desporto; e Legislação Participativa.

No ano de 2009, o ex-parlamentar foi diagnosticado com uma doença degenerativa e precisou passar por uma cirurgia de emergência no início de 2021 no Hospital Socimed, de onde foi transferido para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

 

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar