Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/06/2021 - 16h32min

ICMS sobre combustíveis será tema de audiência pública na quarta (9)

Imprimir Enviar
Impacto da alíquota do imposto na gasolina será um dos pontos debatidos pela Comissão de Finanças da Alesc. FOTO: Arquivo/Agência AL

Na próxima quarta-feira (9), às 10 horas, a Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa vai discutir a cobrança do ICMS nos combustíveis em Santa Catarina. A audiência pública virtual foi solicitada pelos deputados Luciane Carminatti (PT) e Fernando Krelling (MDB).

Um dos pontos a ser discutido no encontro é o aumento no parâmetro para a cobrança do imposto na venda da gasolina, que resultou, conforme os proprietários de postos de combustíveis, no encarecimento do preço do litro do produto para o consumidor final, já impactado por fatores externos, como o valor do barril do petróleo e a cotação do dólar.

“O que está em questão é a base de cálculo utilizada para retenção do ICMS por substituição tributária, que deixou de ser definitiva. Nosso objetivo é buscar um denominador comum para evitar que, mais uma vez, o consumidor final seja sobrecarregado com novos aumentos”, explica Luciane Carminatti.

Devem participar do debate representantes da Secretaria de Estado da Fazenda e de sindicatos que representam os postos de combustíveis de várias regiões do Estado. O evento terá transmissão ao vivo será pela TVAL e pelo canal da Alesc no YouTube.

Voltar