Ibama concede licença para construção da quarta pista do Morro dos Cavalos
O Ibama concedeu nesta sexta-feira (23) a licença ambiental que autoriza o início das obras da quarta pista da BR-101, no trecho do Morro dos Cavalos, na Grande Florianópolis. O anúncio foi feito pela ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, em entrevista coletiva, na tarde desta sexta, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
A construção da faixa adicional será entre os quilômetros 232 e 235+318, em Palhoça. O trecho é considerado um dos principais gargalos do trecho sul da BR-101. Como no local a pista não é duplicada, é comum a formação de longos congestionamentos.
“Com a emissão da licença, a obra pode começar de imediato, porque todas as pendências, inclusive as que envolviam a população indígena no local, foram resolvidas”, garantiu Ideli. “A empresa que fará a quarta pista já foi licitada, o recurso já está disponível. Agora, é só começar a obra”. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a construção da quarta pista deve custar R$ 6,7 milhões e levará seis meses para ser concluída.
Durante a entrevista, a ministra também comentou que a construção do contorno viário da Grande Florianópolis deve começar já em junho. A obra é considerada importante para resolver os problemas causados pelo excesso de veículos no trecho da BR-101 que corta Biguaçu, São José e Palhoça.
Ministra Ideli Salvatti (FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL)
Agência AL