Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/03/2023 - 18h18min

Hospital Misericórdia completa 100 anos e recebe homenagem na Alesc

Imprimir Enviar
Deputados e colaboradores do hospital
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A Assembleia Legislativa apresentou, na tarde desta quarta-feira (29), moção de aplauso pelo centenário de fundação do Hospital Misericórdia, de Blumenau. A homenagem aconteceu no plenário da Casa.

A moção foi entregue ao vice-presidente, Hellmuth Danker, há 57 anos na diretoria da instituição. ”Sinto-me honrado por receber, em nome do Hospital Misericórdia, esta importante homenagem da Assembleia Legislativa”. Ele agradeceu a todos os parlamentares, especialmente os da região Norte de Santa Catarina. 

O hospital foi fundado em 1923 pelo médico alemão Alfredo Hoess que, na ocasião, instalou seu consultório numa estrebaria reformada. A partir daí os moradores locais fundaram a Sociedade Beneficência Misericórdia de Vila Itoupava e angariaram fundos para a construção de um local para atendimento.

O deputado dr. Vicente Caropreso (PSDB), autor da proposta de moção, falou que a história do Hospital Misericórdia fala sobre a atitude e a união dos moradores da região que acreditaram no sonho de ter um hospital. “O Hospital Misericórdia merece todas as homenagens, não só pelo histórico de excelente atendimento à população, como pela história de união que carrega.”

A primeira etapa da construção foi feita em estilo enxaimel, que existe até hoje. Em 1940 foi construída a maternidade e em 1983 a nova ala de internações para o Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, os atendimentos correspondem a 90% de pacientes do SUS, com serviço de Pronto Atendimento 24 horas para adultos e crianças. Além disso, seu centro cirúrgico é referência em cirurgias de baixa e média complexidade na região. 

Patrícia Schneider de Amorim
Agência AL

Voltar