Hospitais de Joinville e Araranguá: assuntos da sessão desta quarta (9)
Os hospitais regionais de Joinville e Araranguá foram destaque no pronunciamento dos deputados, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (9). Enquanto o hospital do Norte do estado recebeu elogios, o estabelecimento de Araranguá foi tema de uma audiência pública, devido às constantes reclamações da população e das autoridades municipais.
Antonio Aguiar (PMDB) destacou a ação do governo estadual no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), de Joinville. “As obras já estão acontecendo, não será apenas uma pequena reforma, mas um novo plano diretor para o hospital, com nova avaliação da parte hidráulica, nova subestação elétrica”, descreveu o representante de Canoinhas.
Aguiar revelou que partes do nosocômio já foram demolidas para viabilizar a implantação, em regime de urgência, de mais 20 leitos. “Não é por que é ano eleitoral”, ponderou Aguiar, referindo-se à celeridade e à prioridade dada às obras. O deputado, todavia, elogiou os médicos, enfermeiras e servidores administrativos que atuam no HRHDS. “Realizam um grande trabalho, mesmo com as péssimas condições do hospital”, declarou, frisando em seguida que a “saúde de Joinville é importante”.
Hospital Regional de Araranguá
José Milton Scheffer (PP) ressaltou na tribuna a audiência pública realizada na noite da última segunda-feira, em Araranguá, que discutiu a gestão do Hospital Regional de Araranguá. “Há problemas e pontos positivos na gestão”, avaliou o representante de Sombrio. Ele explicou que o HRA tem mais de 30 anos e, apesar de ser um hospital regional, “até hoje não conseguiu cumprir bem sua missão”.
Segundo Scheffer os problemas estão no atendimento ao usuário e na transparência da aplicação dos recursos. “O governador faz a sua parte, está repassando R$ 3,4 milhões, agora precisamos encontrar uma forma de controle do contrato de gestão para fazer as coisas acontecerem”, argumentou. Em parte, Antônio Aguiar observou que o problema do HRA não é falta de dinheiro. “Precisamos ser apolíticos e transparentes, vamos ver o que está acontecendo com o dinheiro”, defendeu o deputado.
Dia 9 de abril na história
- 1904 – Circulou em Itajaí, o primeiro número do jornal “O Pharol”, que foi impresso até 1932.
- 1936 – fundado, em Blumenau, o Instituto Histórico e Cultural do Vale do Itajaí, sob o comando de Victor Konder, José Ferreira da Silva, Curt Hering, Frederico Kilian, Theodoro Lueders e Pedro Cristiano Federsen.
Agência AL