Horário de verão termina à meia-noite deste sábado
O horário de verão, em vigor desde outubro do ano passado, termina à meia-noite deste sábado (21). A medida não terá a vigência prorrogada, como chegou a cogitar o governo federal visando ampliar a economia de energia elétrica. Com a mudança, os moradores das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país devem atrasar o relógio em uma hora.
Dados preliminares do Operador Nacional do Sistema (ONS) apontam economia, por mês durante o período, de 220 MW médios no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e de 75 MW médios no subsistema Sul ou 0,5% da energia consumida nesses subsistemas.
Em Santa Catarina, segundo o chefe do Departamento de Comercialização da Celesc, Gustavo Cavalcante, a economia estimada é de cerca de 5% da demanda de energia, o que equivale a cerca de R$ 6,3 milhões considerando-se apenas o custo médio de geração. “O procedimento proporcionou uma redução de consumo no estado de cerca de 180 MW, o que representa 73,9% da demanda máxima de Florianópolis ou 38,2% de Joinville”.
Orientação ao consumidor
Instituído no país em 1985, o horário de verão é adotado todos os anos com o objetivo de aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde, quando ocorre o chamado pico de consumo. Uma mudança gradual no perfil dos consumidores, entretanto, vem fazendo com que o ponto máximo da demanda seja registrado no início da tarde, destaca Cavalcante, que reforça a necessidade de economia por parte da população. “A diminuição no imposto de eletrodomésticos de linha branca acabou refletindo no consumo de energia. Dessa forma, ainda que o horário de verão termine, precisamos que prossigam as medidas de uso racional dos aparelhos elétricos.”
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresenta em sua página da internet algumas dicas quanto ao uso dos aparelhos que mais consomem eletricidade.
- Chuveiro elétrico
Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos.
Selecionar a temperatura morna no verão
Verificar as potências do chuveiro e calcular o consumo de cada uma
- Ar-condicionado
Não deixar portas e janelas abertas em ambientes com condicionador de ar.
Manter os filtros limpos.
Diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho.
Colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto.
- Geladeira
Só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário.
Regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções.
Nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira.
Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos.
Não forrar as prateleiras.
Descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação regularmente.
- Iluminação
Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo; pintar o ambiente com cores claras.
- Ferro de passar
Juntar roupas para passar de uma só vez.
Separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura.
Não deixar o ferro ligado enquanto está fora de uso.
- Aparelhos em stand-by
Retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências.
Agência AL