Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/08/2013 - 11h15min

Homenagens do Legislativo marcam comemoração do Dia do Maçom

Imprimir Enviar
Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Maçom - Foto: Lucas Gabriel Diniz

O Dia do Maçom, celebrado em 20 de agosto, foi honrosamente comemorado na noite de segunda-feira (26), em sessão especial realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A solenidade conduzida pelo presidente do Legislativo, deputado Joares Ponticelli (PP), foi proposta pela mesa da Casa e prestigiada por autoridades, familiares, amigos e maçons, entre eles os três Grãos-Mestres maçônicos de Santa Catarina: Wagner Sandoval Barbosa, João Eduardo Nual Berbegier e Alaor Francisco Tissot.  

Ao iniciar a solenidade, Ponticelli ressaltou que a homenagem visa reconhecer a luta dos maçons, fortalecendo seus valores democráticos e as ações sociais desta ordem que baseia-se nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. “Desde 2005, com a implantação da Lei Estadual nº 13.461, que institui o dia do Maçom em Santa Catarina e determina a realização de uma sessão especial alusiva aos trabalhos da maçonaria, a Assembleia Legislativa vem cumprindo com a determinação. Nesta celebração saudamos o papel da Maçonaria em favor da democracia e do progresso do nosso país”, enfatizou.

Entre as autoridades que prestigiaram o evento, o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior (PSD), relacionou o início das atividades da Maçonaria em Santa Catarina juntamente com a formação do Estado. “Ao longo desses anos, o maçom tem sido um elemento de coesão social e também de apoio a causas importantes, especialmente através da Fundação Hermon, que vem fazendo um grande trabalho na educação, com a construção de creches e apoio a belas iniciativas, além da parceria com a prefeitura, sobretudo no que diz respeito à área social”, avaliou.

Representando o governador Raimundo Colombo (PSD), o secretário de Estado da Fazenda, Antonio Marcos Gavazzoni, prestigiou o evento transmitindo a mensagem do governador. “Um maçom na sociedade é a certeza  do comprometimento, dedicação e exemplo para com as causas sociais e em prol da cidadania”, disse.

Primeiro a receber a homenagem, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil/SC, Wagner Sandoval Barbosa, fez questão de recordar a criação da Maçonaria. Segundo ele, a data está baseada ao dia em que a independência do Brasil fora “proclamada” por Gonçalves Ledo, em reunião histórica da Loja Maçônica Arte e Comércio, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1822.

Já o Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, João Eduardo Nual Berbegier, agradeceu a homenagem que faz relembrar as origens da Maçonaria. “Sem dúvida somos uma escola que visa formar homens com valores e princípios morais para atuarem na sociedade”, frisou. Com atuação em todos os setores da sociedade visando à construção de uma comunidade democrática, o homenageado destaca que a missão da Ordem é contribuir para uma sociedade mais justa e descente.    

O último a ser homenageado foi o Grão-Mestre do Grande Oriente Santa Catarina, Alaor Francisco Tissot. Ele lembrou que há mais de 160 anos a Maçonaria se faz presente em Santa Catarina, contribuindo em fatos que marcaram a história do estado. Segundo ele, a vinda de Jerônimo Coelho financiado por maçons do Rio de Janeiro possibilitou que a prensa trazida por ele confeccionasse o primeiro jornal catarinense.

Durante a solenidade, os homenageados receberam placas de reconhecimento do Legislativo e da sociedade civil ao trabalho e dedicação dos maçons pelo estado. Uma homenagem in-memoriam a Ruy Olympio de Oliveira, falecido recentemente, também foi realizada surante a sessão especial.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar