Homenagem aos 150 anos de Lauro Müller resgata trajetória de sucesso
Considerado uma personalidade ilustre, lembrado até hoje por sua postura como homem público e atuante em altos cargos que ocupou, no estado e no país, Lauro Müller permanece na lembrança dos catarinenses. No ano em que completa 150 do nascimento, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina relembrou sua gloriosa trajetória com uma homenagem (in memoriam), na noite de segunda-feira (17), no Plenário Osni Régis.
Ao conduzir a solenidade proposta pela Mesa e aprovada por todos os parlamentares, o deputado Joares Ponticelli (PP) destacou que a ocasião enaltece o trabalho exemplar de um dos maiores homens que marcou a história política do estado. Em sua opinião, Lauro Müller foi o político mais importante na República. “Republicano convicto, Müller contribuiu efetivamente no processo de construção da nossa República, ocupando cargos de deputado, governador, senador, ministro, entre outros feitos, como sua participação ativa na Assembleia Nacional Constituinte de 1890 e seu reconhecimento como homem das letras e da cultura. Feitos que orgulham os catarinenses até os dias de hoje”, destacou.
O professor Edison D’ávila fez uma breve explanação sobre a vida do catarinense Lauro Müller, nascido a 8 de março de 1864, em Itajaí. “Filho de ex-colonos alemães, oriundos de São Pedro de Alcântara, primeira colônia alemã de Santa Catarina, Müller realizou seus estudos em Santa Catarina até os 14 anos, quando então se mudou para o Rio de Janeiro para cursar a Escola Militar, antes mesmo de completar 18 anos”, lembrou.
Segundo D’ávila, foi a partir deste momento que o catarinense aderiu firmemente aos ideais republicanos, tendo como mentor Benjamin Constant. “Com este ideal, Müller foi um dos responsáveis por deflagrar o movimento que resultou na Proclamação da República em 15 de novembro de 1889, ano em que foi nomeado o primeiro Governador Republicano de Santa Catarina, pelo então presidente do Brasil na época, Deodoro da Fonseca”, informou.
Ao prestigiar o evento, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Augusto César Zeferino, falou sobre o catarinense considerado uma grande figura histórica. Com origens germânicas, Zeferino ressaltou que Lauro Müller é, sem dúvida alguma, o maior expoente na historiografia catarinense, por ter ocupado diferentes pastas importantes no país, sendo governador do estado por mais de uma vez, além de ser o único catarinense até hoje a ter ocupado uma cadeira na Academia de Letras. “Desenvolveu um extraordinário trabalho, não apenas como governador, mas como ministro, inclusive com relação ao Rio de Janeiro, onde muita das grandes obras feitas, no tempo em que foi Ministro dos Transportes estão lá até hoje, revelando o quanto foi significativo o trabalho dele. Foi responsável por reformar e ampliar a malha ferroviária do país, além de remodelar portos brasileiros, incluindo os do Rio de Janeiro e de Itajaí. Em seu estado também deu impulso à exploração de carvão,” revelou.
Dentre os homenageados da noite agraciados com uma medalha em nome do Parlamento pela contribuição do catarinense ao país, Sérgio Trindade Müller, bisneto do homenageado, falou em nome da família. “Sinto-me muito grato por estar aqui hoje representando uma parte deste homem que contribuiu com os catarinenses”, revelou.
Na ocasião, o presidente da Academia Catarinense de Letras, Salomão Ribas Júnior, o prefeito municipal de Lauro Müller, Fabrício Kusmin Alves, a presidente do instituto Carl Hoepcke, Anita Hoepcke da Silva e o professor Jalin Meirinho também foram homenageados.
Selo Lauro Müller
Durante a cerimônia, o funcionário da empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Genésio Agenício da Silva, fez o lançamento do selo alusivo ao sesquicentenário de nascimento de Lauro Müller. “O selo é composto por duas partes, a primeira, localizada à esquerda, possui a imagem da bandeira brasileira, sob a qual está a imagem do mapa do Brasil preenchido com ipês amarelos. Já a segunda parte é composta pela imagem de Lauro Müller. O selo será obliterado pelo carimbo da agência central dos correios de Florianópolis e após seguirá mundo afora”, detalhou.
Sala de Imprensa