Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/12/2012 - 16h09min

História do PCB é tema de livro lançado na Assembleia Legislativa

Imprimir Enviar

O livro Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário (1958-1990), da historiadora marxista Anita Leocádia Prestes, será lançado na Capital na noite desta quinta-feira (6), às 19 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O evento é promovido pelo mandato do deputado Sargento Amauri Soares (PDT), com apoio da editora Expressão Popular.
O resgate da história do líder comunista Luiz Carlos Prestes, em especial seu esforço em constituir um partido revolucionário no Brasil, é o tema principal da última obra escrita por Anita, filha de Prestes com Olga Benário. Este é o quarto livro da autora sobre a criação do PCB.
A obra apresenta as principais fases vividas pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), desde 1958, suas vitórias e derrotas, durante períodos de legalidade e de clandestinidade, e as disputas ideológicas envolvendo os principais dirigentes. O ápice dessas divergências acontece em março de 1980, quando Prestes rompe com o partido e divulga a famosa "Carta aos Comunistas", em 1980, e passa a percorrer o país defendendo a formação de um partido realmente revolucionário.

Sobre a autora
Anita Leocádia Prestes é filha de Luiz Carlos Prestes e Olga Benário. Depois do insucesso do levante comunista de 1935, Olga foi entregue por Getúlio Vargas para o governo nazista de Hitler quando estava grávida de Anita em 1936. Nascida em um campo de concentração de Barnimstrasse (Alemanha), Anita foi afastada da mãe com 14 meses de idade e entregue para a avó paterna, Leocádia Prestes, em decorrência das pressões da campanha internacional dirigida pela família. A história é contada no filme Olga.
Historiadora e professora aposentada do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Anita também é doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Economia e Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais de Moscou.
O período de criação do PCB até 1958 é registrado em outros livros da pesquisadora: Os Comunistas Brasileiros - Luiz Carlos Prestes e a Política do PCB (1945-1956/58), da Editora Brasiliense; Da insurreição armada (1935) à 'União Nacional' (1938-1945): a virada tática na política do PCB, da editora Paz e Terra; e Luiz Carlos Prestes e a Aliança Nacional Libertadora, da Editora Brasiliense.

Serviço
Lançamento do livro Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário (1958-1990), com apresentação da autora Anita Leocádia Prestes e sessão de autógrafos.
Data: 06/12/2012
Hora; 19h
Local: Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Voltar