Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/01/2016 - 13h44min

Hemocentros da Capital precisam de doadores para repor estoque de sangue

Imprimir Enviar

FOTO: Tatiani Magalhães

O Hospital Universitário (HU) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) precisam de doadores de todos os tipos sanguíneos, em especial os negativos.

De acordo com as duas unidades de coleta, o número de doações reduz significativamente no verão, época de férias escolares e descanso coletivo nas empresas. Durante esse período, que vai de dezembro ao início do mês março, ao mesmo tempo em que cai o número de doadores, aumenta a demanda. Hoje o HU necessita com urgência de sangue O negativo e o Hemosc de A negativo.

A chefe do Banco de Sangue do HU, Andréa Hoepers, explica que a preocupação é com o grande número de  acidentes, a violência urbana e, principalmente, com os pacientes do hospital submetidos a transplantes hepáticos ou em tratamento contra a leucemia.

Ao falar sobre a importância de doar sangue, Andréa pontuou que o HU conta com a solidariedade dos doadores para restabelecer o estoque e continuar salvando vidas. “Não existe substituto para o sangue, por isso doar faz toda a diferença para aqueles que necessitam", ressaltou.

Projeto Empresa Solidária
Considerado referência no Brasil, o Hemosc atualmente tem cerca de 50% das doações realizadas por doadores de repetição. Esses números são alcançados com uma campanha contínua de incentivo à doação, como o projeto Empresa Solidária.

A iniciativa, segundo a assistente social do órgão, Rosani Rodrigues, visa conquistar e sensibilizar novos doadores. “Nossa ação é resgatar a responsabilidade social nas empresas em relação à doação de sangue. O cidadão deve ter consciência da importância e da necessidade de ser um doador.”

Conforme Rosani, o projeto é baseado em palestras e na divulgação sobre a importância da doação, com informações claras e precisas. “Pertencemos a uma sociedade e precisamos colaborar. A doação não é para Hemosc, mas para a sociedade. Se cada pessoa saudável doasse sangue duas vezes ao ano, haveria estoque suficiente”, concluiu.

Requisitos para doação em qualquer unidade:

  • Portar documento oficial de identidade com foto;
  • Ter entre 18 e 68 anos;
  • Pesar acima de 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Não estar em jejum, porém evitar comidas gordurosas.

O doador não deve:

  • Ser usuário de drogas;
  • Ter vários parceiros sexuais e/ou fazer sexo sem camisinha;
  • Ser parceiro sexual de pessoas com HIV ou hepatite.

Onde doar
Para doar no Hospital Universitário, o interessado deve se dirigir ao Banco de Sangue do HU, das 7h30 às 12h, de segunda a sexta-feira. O endereço é Rua Professora Maria Flora Pausewang, sem número, na Trindade.

Já o Hemosc funciona das 7h às 18h30, de segunda a sexta-feira, com atendimento de um sábado por mês, na Avenida Professor Othon Gama D´Eça, 756, no Centro de Florianópolis.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar