Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/09/2015 - 12h27min

Guarda Municipal de Florianópolis recebe homenagem da Assembleia

Imprimir Enviar
Guarda Municipal foi homenageada pelo trabalho realizado na área de educação do trânsito. FOTO: Solon Soares/Agência AL

Em reconhecimento ao trabalho da Guarda Municipal de Florianópolis, que há 10 anos, paralelo as suas atividades, desenvolve uma iniciativa educativa de conscientização e educação no trânsito, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, na quinta-feira (17), uma noite de homenagens. Destinado as crianças do 1º ao 5º ano da rede municipal da Capital, o concurso de desenho e redação, que este ano completa uma década de atividades, vem despertando nas crianças a importância da responsabilidade e da harmonia no trânsito.

Ao considerar um trabalho que visa a um futuro melhor para as novas gerações no trânsito, o deputado Gean Loureiro (PMDB), proponente da homenagem, destacou que o concurso, voltado especialmente para a educação no trânsito, vem despertando a conscientização dos novos condutores. O parlamentar disse que, além do trabalho ostensivo no dia a dia que a guarda realiza, a vontade de querer fazer mais faz com que o concurso se fortaleça a cada ano, com novas ideias. “Nossa homenagem abrange todas as tarefas executadas pela guarda, em especial aos 10 anos de dedicação às crianças”, pontuou.   

Entre os homenageados da noite, o comandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Valcir Brasil, ressaltou que, além da função que a guarda tem de fiscalizar e ordenar o trânsito, cuidando da segurança pública, é possível fazer algo a mais. Diante deste pensamento, ele explica que surgiu a ideia de inserir por meio do concurso de desenho e redação as questões do trânsito. “Esse trabalho oferece conhecimento e prepara as crianças, através de uma atividade educativa, para um futuro melhor, com condutores mais conscientes no trânsito”, acredita.

De acordo com o comandante, todas as crianças das 36 escolas da rede municipal participam do concurso. Para as crianças do 1º ao 3º ano, a atividade é fazer um desenho; e para os alunos de 4º e 5º anos, a tarefa é uma redação, com foco no trânsito. “O resultado deste trabalho é muito gratificante, dele observamos a criatividade das crianças, que na maioria das vezes nos impressiona”, observou.

Durante as homenagens, entidades que contribuíram para o sucesso do concurso de desenho e redação, entre outros colaboradores, receberam do Poder Legislativo uma placa simbólica em reconhecimento ao trabalho desenvolvido junto às crianças. Já as demais personalidades e entidades parceiras da iniciativa receberam um certificado em agradecimento.

Desafio Intermodal
O evento também foi marcado pela apresentação do Desafio Intermodal de Florianópolis, realizado na quinta-feira. A iniciativa é uma forma de se medir e avaliar a situação e evolução do trânsito da Capital no horário de pico, na qual os participantes realizaram um percurso por meio de um transporte específico, no horário de maior movimento nas ruas. O desafio intermodal foi promovido pela Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (ViaCiclo) e teve como co-promotores o movimento Bicicletada Floripa, o site Bicicleta na Rua e a União de Ciclistas do Brasil.

No evento, todos os participantes saíram da Concha Acústica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ao mesmo tempo, rumo à chegada, no Largo da Alfândega. Os participantes foram alocados de forma que cada uma das categorias de modais utilizou duas rotas: uma pelo Norte e outra pelo Sul, respeitando as leis de trânsito.

Lançamento do literário
Em alusão à Semana do Trânsito, que teve início na quinta-feira (17), o Parlamento aproveitou a oportunidade para promover o lançamento do livro “A Bicicleta no Brasil de 2015”. A obra, uma parceria entre Aliança Bike, Bicicleta para Todos, Bike Anjo e União de Ciclistas do Brasil (UCB) relata sobre a situação da bicicleta e do cicloativismo em 10 cidades do país. Todas capitais que têm associações de ciclistas membros da UCB. O capítulo do livro referente à Florianópolis foi escrito por Fabiano Pacheco, da ViaCiclo.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar