Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/11/2012 - 16h58min

Greve da saúde e acesso do Criciúma: destaques da sessão desta terça (20)

Imprimir Enviar
Servidores da saúde em greve compareceram à sessão

A greve dos servidores dos hospitais estaduais e o acesso do Criciúma Esporte Clube à Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol foram assuntos mais abordados pelos deputados durante a sessão ordinária desta terça-feira (20). Na plateia, grevistas acompanharam a manifestação dos deputados e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde Publica Estadual e Privada de Florianópolis (SindSaúde-SC), Pedro Chagas, que ocupou a tribuna.
O deputado Sargento Amauri Soares (PDT) criticou o que chamou de “abuso de poder” por parte de algumas autoridades policiais. Segundo ele, servidores em greve estão sendo chamados por telefone para prestar depoimento na Polícia Civil sobre o movimento.
“Não existe intimação por telefone. É abuso de autoridade o que está se cometendo, para agradar o governo e amedrontar os trabalhadores”, afirmou o deputado, que pediu ao governo uma saída honrosa para o impasse.

Apelo ao diálogo
Em nome da bancada do PP, Joares Ponticelli, manifestou solidariedade ao movimento. “Isso ocorre pela falta de política de valorização dos servidores. É um jogo de perde e perde. Ninguém está ganhando com isso”. A deputada Angela Albino (PCdoB) também se solidarizou com os grevistas.
O líder do PT na Assembleia, Dirceu Dresch, propôs a realização de uma reunião entre as bancadas para discutir uma solução para a greve e para o atendimento à população nos hospitais. “É importante fazermos a interlocução entre as partes”.
O presidente da Comissão de Saúde, Volnei Morastoni (PT), lembrou que a audiência pública realizada na semana passada solicitou encontro com o governador Raimundo Colombo (PSD), que não foi marcada até o momento.
“Não pode fechar as portas para o diálogo com os servidores. E esta Casa tem que se posicionar nesse sentido”, completou Ana Paula Lima (PT), criticando o que chamou de “falta de comando do governo”.

Festa em Criciúma
O acesso do time do Criciúma à elite do futebol brasileiro, conquistado no último sábado, foi comemorado pelos deputados que representam o Sul do estado. Valmir Comin (PP) foi à tribuna com uma bandeira da equipe e parabenizou jogadores, comissão técnica e dirigentes da agremiação, entre eles o presidente Antenor Angeloni.
O deputado Manoel Mota (PMDB) apresentou requerimento para homenagear o Criciúma pela conquista. Ele também cumprimentou o Avaí e Joinville, pela campanha na Série B, e a Chapecoense, pelo acesso à Série B.
Maurício Eskudlark (PSD), Joares Ponticelli e Darci de Matos (PSD) também parabenizaram o Criciúma. “O Joinville permaneceu na Série B. Por pouco não fomos para a Série A. O futebol catarinense está de parabéns”, lembrou Darci.

Dia da Consciência Negra
O representante do PPS no Parlamento, Sandro Silva, destacou o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta terça. O deputado destacou que ainda é necessário avançar na promoção da igualdade racial, com a implantação de leis, como a que inclui o ensino da cultura afrobrasileira nas escolas. “Essa data precisa deixar de ser apenas um feriado para mostrar a importância da contribuição do povo africano ao Brasil”, considerou.
A data também foi lembrada pela deputada Ana Paula Lima, que ressaltou a importância de Zumbi dos Palmares na história. Para ela, o ex-presidente Lula teve papel destacado na criação de políticas públicas de inclusão, como a Lei de Cotas e o reconhecimento de áreas remanescentes de quilombos. Ana Paula também lembrou de figuras importantes em Santa Catarina: o poeta Cruz e Sousa e a deputada Antonieta de Barros.
A deputada Angela Albino comentou sobre a simbologia do Quilombo dos Palmares e fez um paralelo com a situação de Florianópolis. “Nossos morros hoje ocupam o espaço que foi dos quilombos. Eles mostram que nós temos ainda quilombos”.

Eleições em Rio do Sul
O deputado Jailson Lima (PT) ocupou a tribuna para rebater o conteúdo de uma gravação, na qual membros da coligação derrotada nas eleições municipais de Rio do Sul, liderada pelo PSD, faziam ataques à coligação vitoriosa, ainda durante o período da campanha eleitoral. Alguns trechos da gravação foram exibidos durante a sessão.
“É inconcebível criar um flagrante de drogas contra o candidato adversário”, afirmou Jailson
“Isso não pode acontecer em um país democrático. O PSD que conheço nesta Casa não usa da metodologia”.
Jailson reiterou que o deputado Jorge Teixeira, que era o candidato a prefeito pelo PSD, não estava no local onde a gravação foi feita. “Sei que ele [Jorge Teixeira] não compartilha disso”.
O deputado Darci de Matos (PSD) lamentou o fato ocorrido. “Isso não contribui para o processo democrático, nem faz parte da prática do PSD”.

Despachantes
Darci de Matos destacou a realização do Congresso dos Despachantes em Chapecó. Para o parlamentar, a categoria, representada pela Associação dos Despachantes de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Adotesc), é referência para o Brasil.
Ele também comentou que, juntamente com outros deputados, vai encaminhar ao governo estadual uma reivindicação da associação: a realização do primeiro emplacamento do veículo pelos despachantes. Mauricio Eskudlark, Mauro de Nadal (PMDB) e Manoel Mota também se manifestaram apoio à iniciativa.

Obras na BR-101
Maurício Eskudlark ocupou a tribuna para criticar a programação de obras da empresa concessionária da BR-101 Norte. Segundo ele, a realização dos reparos no horário comercial tem provocados enormes congestionamentos no trecho entre Florianópolis e Tijucas. Ele sugeriu que a Comissão de Transportes da Assembleia convoque a concessionária para discutir esse assunto.

Cancelamento da Fenaostra
Angela Albino lamentou na tribuna o cancelamento da Fenaostra, evento gastronômico realizado anualmente em Florianópolis com destaque para o consumo de ostras e mariscos. “Espero que isso tenha ocorrido por qualquer problema outro que não seja birra eleitoral. Não podemos punir a cidade quando o resultado eleitoral é contrário àquele que desejávamos”
Ela também demonstrou preocupação com o possível cancelamento do carnaval da Capital em 2013.

Audiência em Brasília
Dirceu Dresch considerou produtiva a audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, realizada em Brasília, na semana passada. Segundo ele, até julho de 2013 estarão concluídos os projetos para construção de novas linhas férreas. Sobre a Ferrovia Norte-Sul, até o fim do ano serão contratos os projetos de viabilidade técnica da linha. A intenção é fazer com que o trajeto passe pelo Oeste catarinense.
O parlamentar demonstrou preocupação com a falência do frigorífico Diplomata, responsável pela compra de boa parte da produção de aves na região de Xaxim. Vários avicultores, segundo ele, não sabem o que fazer com seus rebanhos, colocando em risco a economia local. (Marcelo Espinoza) 

Voltar