Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/12/2016 - 12h59min

Governo concede medalha Anita Garibaldi a Jorge Bornhausen

Imprimir Enviar

Maior condecoração do governo de Santa Catarina, a medalha de mérito Anita Garibaldi foi concedida na manhã desta sexta-feira (9) ao ex-governador Jorge Konder Bornhausen, em solenidade realizada no Teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo, em Florianópolis.
Ao receber a medalha, Bornhausen agradeceu o governador Raimundo Colombo pela homenagem e discorreu sobre diversas passagens da sua vida pública, que inclui ainda dois mandatos no Senado Federal e a atuação como ministro e embaixador. Ele também comentou o atual cenário político e econômico nacional, pedindo serenidade à população e apoio às medidas de ajuste planejadas pelo governo federal, sobretudo com relação à definição do teto dos gastos públicos e a reforma na previdência.
Ao final de seu pronunciamento, realizado num auditório tomado por amigos, familiares e lideranças dos setores público e privado, o ex-governador fez uma exaltação à carreira pública e aos que nela estão ingressando. “Desculpem-me se fiz um relato muito longo, mas o dedico aos jovens, ao dizer que vale a pena a vida pública quando é voltada ao bem comum, pois só ela traz benefícios inigualáveis.”
Na sequência da cerimônia, Raimundo Colombo destacou diversas iniciativas tomadas por Bornhausen na época em que esteve à frente do governo, as quais teriam possibilitado a Santa Catarina chegar atualmente a uma posição de destaque frente aos demais estados brasileiros.
Ele citou principalmente o projeto Pó de Giz, na área da educação, a vacinação em massa contra a paralisia infantil, de apoio ao setor empresarial e os programas de pavimentação de rodovias e de eletrificação rural. “Hoje Santa Catarina se curva e homenageia um dos seus mais extraordinários filhos, como ser humano, figura política e líder. Parabéns Jorge Bornhausen.”
Entre as autoridades que foram prestar homenagem a Bornhausen, também estava o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Gelson Merisio (PSD). “Estamos todos aqui para enaltecer esta trajetória de 40 anos de vida pública de Bornhausen, marcada por muita ética, honestidade, transparência e realizações. Que este legado fique como exemplo para toda a classe política, sobretudo para os jovens que estão planejando entrar na vida pública.”

O homenageado
Jorge Konder Bornhausen nasceu em 1º de outubro de 1937, no Rio de Janeiro, filho do também ex-governador Irineu Bornhausen e de Maria Konder Bornhausen. Formado em Direito na PUC-RJ, com especializações pela Fundação Getúlio Vargas e Universidade de Paris, Jorge estabeleceu-se como advogado no município de Blumenau.
Sua experiência na vida pública começou em 1967 atuando como vice-governador de Santa Catarina na gestão de Ivo Silveira, entre 1967 e 1971. Posteriormente, ocupou cargos no Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) e na Companhia de Desenvolvimento de Santa Catarina (Codesc).
Em 1979, assumiu o governo estadual, cargo em que permaneceu até 1982, quando foi eleito senador pela primeira vez, pelo PDS.
Em Brasília, foi ministro da Educação entre 1986 e 1987, membro do Conselho da República em 1990 e ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República de 1992 a 1994.
Entre 1996 e 1998, durante o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso na presidência, atuou como embaixador do Brasil em Portugal. Em 2002, reelegeu-se novamente para o Senado, onde permaneceu até 2010, quando encerrou a vida pública.
Bornhausen também foi fundador do DEM (antigo PFL), partido que presidiu em âmbito nacional durante quase duas décadas. Em 2011, auxiliou informalmente na criação do PSD.

A medalha Anita Garibaldi
Criada em 1972 para condecorar aqueles que se destacam por serviços prestados ao estado de Santa Catarina e ao Brasil, a medalha que leva o nome da heroína catarinense já foi concedida a personalidades como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o ex-arcebispo da Catedral Metropolitana de Florianópolis, Murilo Krieger; o delegado Renato José Hendges e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.


 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar