Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/08/2017 - 12h15min

Governo cria núcleo de inovação tecnológica voltado para a agricultura familiar

Imprimir Enviar
Nita pretende ser um elo entre empresas de tecnologia e a agricultura familiar

Com a meta de levar mais tecnologia e inovação para a rotina do meio rural catarinense, o governo do Estado lançou nesta terça-feira (22) o Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar (Nita). O ato, em Florianópolis, contou com a presença do governador Raimundo Colombo, do coordenador setorial para Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial, Paul Procee, e do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, entre outras lideranças do setor.

“Nós temos que reconhecer o grande sucesso da agricultura familiar catarinense. E para continuar com esse sucesso, temos que dar condições para as novas gerações, oferecendo estrutura, competitividade e rentabilidade. A iniciativa do Nita contribui para projetar um futuro seguro do setor para as próximas décadas”, afirmou Colombo na ocasião.

A proposta é que o Núcleo funcione como um elo às empresas desenvolvedoras de inovações e os pequenos agricultores, levantando suas demandas e a melhor forma de utilizar a tecnologia para obter ganhos de produtividade. “Queremos que as inovações cheguem à agricultura familiar. Para isto, pretendemos direcionar, testar e distribuir tecnologias de baixo custo e apelo ecológico e que proporcionem aumento da produtividade”, afirmou o secretário-executivo do SC Rural, Julio Cezar Bodanese.

Em Santa Catarina, 90% dos produtores são agricultores familiares que, juntos, respondem por cerca de 70% de toda a produção agropecuária do estado. “Esse é um momento em que Santa Catarina mais uma vez se diferencia dos demais estados do país. O Nita vai permitir que a agricultura familiar catarinense seja ainda melhor atendida. Os polos tecnológicos estarão mais perto do campo, ajudando a melhorar a nossa produtividade”, acrescentou o secretário Sopelsa.

De acordo com o diretor da Vertical Agronegócios da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Clóvis Rossi, o Nita também deve servir de incentivo para a criação no estado de novas startups voltadas ao atendimento do agronegócio. “Já temos 45 delas e que este número aumente, tendo em vista o crescimento da demanda por estes serviços.”

Composição do Nita
O Nita, que conta com o apoio do Banco Mundial, é composto por diferentes entidades e seu conselho gestor é constituído por dirigentes das seguintes instituições: secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (SAR), secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe), Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e Universidade Católica de Santa Catarina.

 

Com informações da Secretaria de Estado de Comunicação

Alexandre Back
Agência AL

Voltar