Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/06/2019 - 16h57min

Governo ainda não tem previsão de adiantar parte do 13º aos servidores

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

De acordo com o líder do governo, o Executivo ainda não tem previsão de pagar parte do 13º dos servidores em julho. A informação foi divulgada durante a abertura da sessão ordinária de quarta-feira (26) da Assembleia Legislativa.

“O 13º salário a previsão é para pagar em dezembro, mas todos os anos houve adiantamento, ocorre que todo mundo sabe a situação do estado, não há ainda uma previsão de antecipação do 13º”, revelou Maurício Eskudlark (PL).

Segundo o líder, apesar da economia realizada pelo governo – só em oxigênio para os hospitais foram economizados R$ 12 milhões em 2019 – o aumento da dívida e do déficit previdenciário impediram a provisão.

“A dívida dobrou nos últimos três anos, como também o déficit da previdência aumentou”, argumentou Eskudlark, que ponderou a queda da receita em setores da economia, como o turismo. “Perdemos 70% do turista argentino”.

Mais policiais militares
Eskudlark, Fernando Krelling (MDB) e Ricardo Alba (PSL) elogiaram a decisão do governo de contratar, via concurso público, mil novos policiais militares. A atual gestão já chamou os remanescentes do último concurso para delegado de polícia e projeta convocar agentes e escrivães em setembro.

“Os aprovados do IGP e bombeiros militares também devem ser chamados”, garantiu Eskudlark.

“Quero parabenizar o governo pelo fato de ter anunciado o concurso público para mil novos policiais, serão 200 mulheres, mas quero fazer um apelo para que seja feita uma avaliação técnica na distribuição, temos sofrido muito em Joinville, em 1989 havia 1.150 policiais, 30 anos depois temos 650”, lamentou Krelling.

“O governador vem dando uma aula de administração pública, com transparência e economicidade”, avaliou Alba.

Terceira idade em Chapecó
Ricardo Alba convidou os colegas e os cidadãos e cidadãs da região de Chapecó para debater políticas públicas para a terceira idade.

“Dia 28, sexta-feira, em Chapecó, vamos discutir políticas públicas para a terceira idade, Santa Catarina é um dos estados mais longevos da federação, precisamos debater com muita qualidade e propriedade, fica o convite a toda região, será na Acamosc, às 13 horas”, informou Alba.

SC-150
Ana Caroline Campagnolo (PSL) indicou ao Executivo a recuperação de parte da SC-150, entre os municípios de Capinzal e Piratuba, no Vale do Rio do Peixe, atualmente tomada pelos buracos.

Perseguição aos cristãos
Ana Caroline levou à tribuna a perseguição sofrida por milhões de cristãos mundo afora.

“Mais de 245 milhões de cristões enfrentam perseguição, tortura e execuções. Um dos casos mais famosos foi Richard Wurmbrand, da Romênia, torturado por amor a Cristo durante o regime comunista. Em inúmeros países isso continua acontecendo, inclusive Cuba, que não tortura apenas cristãos, mas os cristãos são os alvos preferidos”, descreveu a parlamentar.

Parlamento Jovem
Paulinha (PDT) destacou a realização de mais uma edição do Parlamento Jovem, iniciativa da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

“Um programa sensacional que se chama Parlamento Jovem, temos eleitos 28 meninas e doze meninos, que maravilha seria esta Casa, sem demérito a vocês meus colegas, com 28 mulheres aqui”, comparou a ex-prefeita de Bombinhas.

Associação Beneficente Lafarte
Paulinha também elogiou as atividades desenvolvidas pela Associação Comunitária Beneficente Lafarte, de Camboriú.

“É uma associação sem fins lucrativos, com trabalhos sociais de extrema relevância, atua em uma das comunidades mais pobres de Camboriú e atende crianças que estudam de manhã e passam a tarde lá, inclusive almoçam na instituição.”

Hospitais filantrópicos
Doutor Vicente Caropreso (PSDB) repercutiu a liberação de recursos para os hospitais filantrópicos e ressaltou o papel do deputado José Milton Scheffer (PP).

“O governo premiou os hospitais que atendem 70% do SUS, a forma como foi feita com o passar do tempo deve sofrer mudanças em alguns pontos, mas quero reconhecer o trabalho do colega José Milton Scheffer, que comandou o diálogo com as entidades, a Assembleia se saiu bem, as entidades saem ganhando e o cidadão vê as instituições hospitalares reconhecidas e respaldadas pelo poder público”, avaliou Caropreso.

Conquista da Fronteira
Padre Pedro Baldissera (PT) relatou participação na comemoração de 31 anos do assentamento Conquista da Fronteira, de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste.

“O assentamento agrega 43 famílias e gera um movimento econômico extraordinário não só para Dionísio, mas para toda a região. Trabalham de forma coletiva, seja no plantio, colheita, enfim todas as atividades são coletivas”, contou Padre Pedro, que enumerou a produção de leite, gado de corte, frango, suínos, peixe, mel, erva-mate e grãos. “Produção orgânica”.

 

Vítor Santos
Agência AL

Voltar