Governador e presidente da Assembleia trabalham por pacto contra as drogas
O Parlamento catarinense e o governo do Estado selaram um pacto de ações contra as drogas. Este é o resultado do encontro entre o presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli (PP), e o governador Raimundo Colombo, na manhã desta quinta-feira (14) na Casa D'Agronómica, na capital. Também participaram da reunião o deputado Ismael dos Santos (PSD) e o secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Candido da Silva.
O secretário informou que o Estado pretende implantar em breve o Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, projeto pioneiro no Brasil que pretende investir R$ 42 milhões para assistência aos dependentes químicos.
O projeto prevê a participação do poder público e entidades ligadas à prevenção e combate às drogas e ao tratamento, com a divisão do estado em sete regiões de referência, nas quais serão construídas casas de acolhimento e passagem para ex-dependentes químicos, reestruturação de 170 Centros Especializados de Assistência Social (Cras), elaboração de campanhas educativas, investimentos em vagas nas comunidades terapêuticas, entre outras ações.
O presidente da Assembleia ressaltou que o combate às drogas é uma de suas bandeiras no comando do Parlamento. “A Assembleia Legislativa quer articular as forças, congregar todos os agentes da sociedade para envolvê-los nessa questão. Não dá mais para fazer de conta que esse problema não é nosso. Precisamos enfrentá-lo”, afirmou Ponticelli.
Júlio Cancellier (48) 9901-0488 - julioassembleia@hotmail.com
Assessor de Imprensa da Presidência da Assembleia Legislativa
Com informações de Marcelo Espinoza