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10/11/2022 - 14h50min

Gestores discutem processos que facilitem acesso a órgãos públicos

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FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Discutir estratégias para facilitar o atendimento dos cidadãos em órgãos públicos e ao mesmo tempo trocar experiências de ferramentas adotadas para melhorar e agilizar os serviços prestados pelas mais diversas pastas do governo estadual foi o principal objetivo do “Eproc Day”, um evento com cases de sucesso aplicados especificamente no governo de Santa Catarina e seu impacto positivo na gestão de Processos de Negócio, realizado na tarde desta quinta-feira (10), no auditório Antonieta de Barros. O evento foi promovido pelo Eproc (Escritório de Gestão de Processos da Secretaria de Estado da Administração) com apoio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

Santa Catarina tem sido um polo de inovação e o governo atual é um fomentador disso, enfatizou o secretário da Administração, Luiz Antônio Dacol, na abertura do evento. “A cultura de melhorias positivas dentro das repartições públicas já é uma realidade, e o propósito do Eproc sempre foi aumentar a eficiência dos serviços prestados aos cidadãos.” Ele observou que a gestão de processos é importante em qualquer ramo de negócio e é essa foi uma missão que recebeu no início deste governo em 2017. “Um dos projetos da Secretaria foi de mapear e identificar quais são processos que vão otimizar os serviços prestados aos cidadãos e a função da administração pública do estado como um todo é prestar um serviço público de qualidade.”

O coordenador do Eproc, Marcelo Eduardo Schbert, destacou que o evento veio coroar uma série de resultados positivos que estão sendo implantados nos órgãos públicos desde 2017. “É importante para o Estado entender e conhecer seus processos, a gente veio trazer alguns resultados deste trabalho que foi desempenhado e mostrar como o estado está organizando seus processos, estruturando junto aos órgãos, repensando os processos para que consigamos entregar melhores serviços a sociedade, serviços mais ágeis neste mundo que todo mundo tem pressa e urgência de entrega de resultados.”

Marcelo explica que atualmente o Eproc conta com mais de 100 processos publicados no portal, dados abertos que já estão em funcionamento em Santa Catarina e que há 200 processos em diagnóstico e melhorias. Destacou ainda que foram criados núcleos de processos de melhorias em 26 órgãos públicos do estado, que estão pensando e promovendo processos como forma de facilitar o atendimento dos cidadãos.

O objetivo do “Eproc Day”, complementa Marcelo, foi estimular mais órgãos a adotarem a cultura de inovação e gestão de processos de negócios, além da instituição de novos Nuprocs (Núcleos de Gestão de Processos de Negócio), concebido para dar suporte à difusão do Modelo de Governança por Processos nos órgãos setoriais do Poder Executivo Estadual.

Melhores serviços
O especialista que é referência no assunto, Maurício Bitencourt, que atua como consultor de negócios para empresas de base tecnológica, incubadoras e parques tecnológicos no país, abordou em sua palestra a importância da gestão de processos nas organizações, tanto públicas como privadas, apresentando exemplos práticos de cadeia de valores e fluxo de valor. “A ideia é adotar ferramentas e técnicas que reduzam a ineficiência em uma série de atritos do processo, fazendo com que o processo seja mais rápido, mais eficiente, com menor custo, trazendo melhores serviços para o cidadão.”

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