Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/03/2022 - 22h44min

Gaspar completa 88 anos e recebe homenagem da Assembleia

Imprimir Enviar
Sessão solene em homenagem a Gaspar foi realizada na escola Honório Miranda, na noite desta segunda (14)
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Os 88 anos de emancipação política e administrativa de Gaspar foram comemorados na noite desta segunda-feira (14) durante sessão solene que a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina realizou na Escola de Ensino Básico Professor Honório Miranda. Cerca de 250 pessoas lotaram a quadra esportiva da unidade escolar para acompanhar também a homenagem para pessoas e instituições que ajudaram no desenvolvimento do município.

Proponente da sessão solene, o deputado Celso Zuchi (PT), que foi prefeito do município em três mandatos (entre 2001-2004, 2009-2012 e 2013-2016), explicou que na sessão solene a principal homenageada, em nome da educação pública, foi a escola Professor Honório Miranda, que sediou o evento. “A escolha da principal homenageada e do local da sessão tem como objetivo valorizar a educação pública em Gaspar.”

Zuchi, que estudou no estabelecimento, afirma que tem orgulho de ter sido aluno da instituição. Com a sessão solene, além de valorizar a educação pública, o deputado cobrou mais atenção do poder público às demandas da comunidade escolar.

“A sessão solene veio reconhecer a cidade de Gaspar, sendo o Coração do Vale, como uma das mais importantes do estado, entre os 295 municípios. Gaspar se destaca no ramo têxtil por ser a cidade que tem o título da moda infantil, temos no município grandes produtores de alimentos, somos grandes produtores de peixes, temos uma indústria forte de plásticos, de metalomecânica, somos exportadores de móveis. Temos uma economia diversificada.”

Atual prefeito, Kleber Edson Wan-Dall (MDB) fez questão de agradecer a presença da Assembleia Legislativa no evento, que foi transmitido ao vivo pela TVAL e pela internet. “Estamos vivendo uma data histórica, importante, que marca o processo de evolução social e econômica durante esses 88 anos. Hoje nós temos uma agricultura forte, uma indústria diversificada ainda mais forte”, citou.

Em seu pronunciamento, o prefeito destacou a iniciativa de criar um arquivo histórico de Gaspar que será disponibilizado em sites do município. “São 88 anos de muito trabalho, de muita história, de conquistas e há motivos de sobra para que junto aos nossos cidadãos e lideranças para comemorar essa data. Estou feliz desta solenidade na Escola Honório Miranda que também estará completando 88 anos este mês e tem uma história que se confunde com a história do nosso município”, enfatizou o prefeito. Ele ressaltou que Gaspar atualmente ocupa a 15º posição da economia do estado, que é uma cidade que tem um potencial forte de crescimento econômico e social.

Em nome dos homenageados, o diretor da Escola Honório Miranda, o professor Dioney Luiz Fernandes, enalteceu a importância da sessão solene na unidade escolar e no município. “Nosso educandário acompanhou o desenvolvimento histórico, econômico e social de Gaspar e nos deixa honrados essa sessão.”

Ele observou que a escola atende a área central do município, que é bem vista por toda sociedade. “Estou emocionado por nossa escola estar sendo homenageada e também por estar recebendo essa homenagem, tenho contribuído com o que posso.”

Conhecida como cidade Coração do Vale do Itajaí. Gaspar completa no dia 18 de março os seus 88 anos de emancipação política e administrativa. Dados do IBGE mostram que a população local tem aumentado anualmente e ajudado na transformação econômica da região do Vale do Itajaí. No Censo de 2019 eram 69.639 habitantes.

O município tem destaque com a rota das águas, devido ao grande número de parques aquáticos. O primeiro parque fundado na região foi o Parque Aquático Cascata Carolina. No verão, a cidade recebe mais de 300 mil turistas, inclusive estrangeiros. As principais atividades econômicas do município são a indústria, o comércio e a agricultura, destacando-se a rizicultura e a indústria têxtil.

Homenageados:

  • Escola de Educação Básica Professor Honório Miranda, representada pelo diretor da instituição, professor Dioney Luiz Fernandes.
  • Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus de Gaspar, representado pela diretora Ana Paula Kuczmynda da Silveira.
  • Paróquia São Pedro Apóstolo, representada pelo vigário reverendo Frei Jhones Lucas Martins.
  • Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), representada pela extensionista social, Sônia Maria de Medeiros.
  • Profissionais de Saúde que atuaram no período da pandemia da Covid-19 no município, representados pela enfermeira Heleni Pazetti.
  • Primeira mulher vereadora de Gaspar e líder comunitária e sindicalista, Maria Teresinha Ramos.
  • Precursora da aquicultura no município e com mais de 20 anos no ramo da piscicultura, Ofélia Maria Campigotto.

Personalidades in memoriam homenageadas:

  • Ex-prefeito Evaristo Francisco Spengler, representado pela viúva Dilsa Spengler, acompanhado pelas filhas Marise, Marialva e Maria Clarisse.
  • Professora Viviana Maria Schmitt dos Santos, representada pelo irmão e ex-prefeito de Gaspar, Adilson Luís Schmitt.
Voltar