Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/06/2014 - 16h09min

Gás natural entra na pauta do Legislativo catarinense

Imprimir Enviar

O gás natural proveniente da Bolívia entrou na pauta do Legislativo catarinense na sessão da tarde desta quarta-feira (25). Eni Voltolini (PP) revelou que as indústrias do estado, notadamente as cerâmicas, consomem cerca de 95% do gás contratado pela SC-Gás. “A disponibilidade real se extingue a qualquer momento, comprometendo ampliações e novas utilizações”, ponderou o deputado, que pediu que o Legislativo se unisse à Fiesc para impedir que uma usina regaseificadora (que converte o gás do estado líquido para o gasoso), cogitada para ser construída em Santa Catarina, acabe instalada no Rio Grande do Sul.

Já a deputada Ana Paula Lima (PT) fez um apelo à SC-Gás para que agilize a retirada das tubulações do gasoduto localizadas às margens da BR-470. “As obras de duplicação também dependem de ação do governo”, referindo-se à retirada das tubulações, acrescentando, entretanto, “que a SC-Gás tem trabalhado junto com o DNIT”. 

Energia solar e eólica
Eni Voltolini destacou a instalação, pela Eletrosul, de 4,2 mil painéis solares na sede da empresa, no bairro Pantanal, em Florianópolis, bem como o parque eólico instalado no município de Água Doce, no Oeste. “O estado preocupa-se em buscar alternativas para que não se crie dependência da água”, argumentou o representante de Joinville, que citou o problema de escassez de água em São Paulo.

Saúde do trabalhador
Neodi Saretta (PT) destacou a realização, nesta quinta (26) e sexta-feira (27), da Conferência Estadual da saúde do Trabalhador. O deputado, que é presidente da Frente Parlamentar da Saúde do Trabalhador, lamentou o fato de a cada mil trabalhadores catarinenses, 7,6 apresentam doenças relacionadas com o trabalho. “O Estado tem 48% mais adoentados que a média nacional”, explicou Saretta, que cobrou “ações efetivas, diálogo entre gestores e trabalhadores e prioridade à prevenção”.

BR-470
Ana Paula Lima informou que nesta segunda-feira (23) foi assinada a ordem de serviço para duplicação do chamado Lote 2 da BR-470, que vai de Ilhota a Gaspar. “Muitos foram os convidados, poucos participaram da festa”, relatou a deputada, que criticou os pessimistas e críticos. “Se não puderem ajudar, pelo menos não critiquem”, pediu Ana Paula, que lembrou que a BR-470 é o corredor que transporta a produção do Oeste, exportada via os portos de Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul.

Dia 25 de junho na história catarinense
1841 – Em documento desta data, o presidente da província barriga verde, general Antero Brito, protestou contra ato do governo de São Paulo que tratava a região dos campos de Palmas (parte do chamado Contestado) como território paulista.
1844 – Nasceu, em Striesa, Brandemburgo, na Alemanha, Carl Franz Albert Hoepcke, fundador do hoje denominado Grupo Hoepcke, com sede em Florianópolis.
1988 – Constituída a executiva regional provisória do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Vítor Santos
Agência AL

Voltar