Gangadharam pede empenho na criação de políticas aos idosos
O presidente da Federação Internacional sobre o Envelhecimento (IFA), Krishnamurthy Gangadharam, em visita a Santa Catarina, discursou na tribuna da Assembleia Legislativa durante a sessão ordinária desta terça-feira (16). Gangadharam cobrou dos deputados catarinenses empenho na formação de políticas públicas que garantam o envelhecimento digno, saudável e ativo da população.
“Vim ao Brasil para compartilhar experiências sobre o que está acontecendo no mundo. As pessoas estão vivendo mais. Já temos 33 países onde se alcança 80 anos ou mais”, ressaltou o presidente do IFA, que reúne 64 países. Ele alertou que daqui a poucas décadas, China, Índia, Brasil, Estados Unidos, Indonésia e Brasil terão um bilhão de idosos, que representarão 50% da população mundial. “Hoje temos 10 milhões de idosos no mundo”, informou.
O envelhecimento é uma das questões mais importantes que os países lidam nos dias de hoje, disse Gangadharam. “Teremos muitos jovens e muitos idosos e os jovens precisarão ganhar para ter condições de cuidar dos idosos. Isso é um dos maiores desafios que os países irão enfrentar”. Segundo o especialista, governo, idosos, famílias e comunidades devem se unir pela causa. “Sobretudo, é preciso vontade política para lidar com o envelhecimento digno. Saúde e distribuição de renda são fundamentais”.
Congresso internacional em SC
O médico indiano Gangadharam veio a Santa Catarina a convite da deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), que em 2012 participou da 11ª Conferência Global sobre Envelhecimento, promovida pela IFA em Praga, República Tcheca. A atuação da federação é focada na melhoria da qualidade de vida dos idosos em todo o mundo.
Dirce destacou na sessão desta tarde a sinalização positiva do governador Raimundo Colombo em sediar no estado, em setembro de 2014, o congresso internacional sobre envelhecimento digno. A reunião com o governador ocorreu na manhã de hoje e contou com a participação do secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Cândido da Silva. Foi proposta a realização de um encontro estadual preparatório para o evento internacional.
Nesta quarta-feira, Gangadharam visita os projetos Cidade do Idoso e Faculdade da Melhor Idade, em Chapecó. Na quinta-feira, visita o Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti) da Udesc e o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) da UFSC. Ontem, o presidente do IFA conheceu o projeto da Faculdade da Maturidade, em Palhoça, na Grande Florianópolis.