Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/07/2013 - 13h40min

Futebol solidário em prol da Apae reúne personalidades políticas e esportivas

Imprimir Enviar
Ponticelli entrega a Romário troféu pela participação no jogo beneficente em Biguaçu. FOTO: Silvio Gomes/Presidência

O placar do jogo foi de 3 a 2 para o time formado pelos deputados federais Romário (PSB-RJ), Tiririca (PR-SP), Popó (PRB-BA) e Esperidião Amin (PP-SC). Mas o resultado pouco importou para as quase cinco mil pessoas que foram ao Estádio do Biguaçu Atlético Clube, na Grande Florianópolis, na noite desta quinta-feira (4). A grande vitoriosa do futebol solidário foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que arrecadou milhares de pacotes de alimentos não perecíveis.

A iniciativa, capitaneada por Amin, contou com o apoio de ex-jogadores, principalmente do Avaí e Figueirense; autoridades municipais da Grande Florianópolis, como o prefeito da capital, Cesar Souza Junior (PSD); jornalistas esportistas, além do ex-tenista Gustavo Kuerten e do lateral-esquerdo do Arsenal, André Santos, que é natural de Biguaçu. A Prefeitura de Biguaçu também apoiou a partida.

“Foi uma honra para Biguaçu receber um evento desses, em benefício a uma entidade necessitada”, disse o prefeito  José Castelo Deschamps. “Mas toda a região foi homenageada com a presença dos deputados, desses atletas que vieram com esforço participar de uma causa nobre”.

Em campo
Para poder assistir ao jogo, cada pessoa levou dois quilos de alimento não perecível. Dentro das quatro linhas, o time formado pelos deputados federais enfrentou a equipe composta pelos amigos de André Santos. Albeneir (ex-Figueirense) e Rodrigo fizeram para o time “da casa”, enquanto Romário (dois gols) e Popó marcaram para a equipe dos deputados.

Artilheiro da partida, Romário afirmou que partidas como essa, com a participação dos parlamentares, têm se repetido em outros estados. “Para nós, esse evento é importante porque a gente consegue um pouco mais de atenção dos governos para entidades como a Apae. Infelizmente, essas entidades não recebem a atenção devida do poder público. Nossa presença pode ajudar a mudar isso”.

Esperidião Amin destacou a disposição de deputados e personalidades de outros estados em virem a Santa Catarina para ajudar entidades como a Apae. “Temos que acolher com carinho esse pessoal que saiu de seus estados para chamar a atenção para uma causa importante”, disse.

No entanto, o que valeu para o público, além da possibilidade de ajudar a entidade, foi ver de perto tantos ídolos. Alguns deles, como Guga Kuerten, não chegaram entrar em campo, mas não deixaram de receber o carinho de crianças e adultos.

“Tenho uma relação com a Apae de Biguaçu há anos. Tenho um carinho muito grande por essa gurizada. Sinto muita falta do meu irmão e vir aqui é uma forma de matar saudade também”, afirmou o ex-tenista, referindo-se a Guilherme, que convivia com a paralisia cerebral e faleceu em 2007.

Troféu
Ao final da partida, Romário recebeu das mãos do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli (PP), um troféu confeccionado em homenagem ao comentarista esportivo Miguel Livramento, que foi o treinador da equipe liderada por André Santos.

“Fico feliz em poder participar de uma ação como essa, que envolveu toda a comunidade e que demonstra como a nossa comunidade está atenta e solidária a causas como a Apae. Nossa juventude precisa de boas referências, como as que estiveram em campo hoje”, disse o presidente.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar