Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/03/2024 - 16h20min

Frente terá grupo técnico para tratar de demandas da silvicultura

Imprimir Enviar
Reunião nesta quarta-feira (27) definiu a criação do grupo técnico
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

A Frente Parlamentar da Silvicultura da Assembleia Legislativa contará com um grupo técnico que vai apontar as principais demandas do setor. O assunto foi discutido em reunião da frente, realizada na tarde desta quarta-feira (27), na Alesc.

Integrarão o grupo técnico, além do Parlamento catarinense, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Secretaria de Estado da Agricultura e da Pecuária, Associação Catarinense das Empresas Florestais (ACR), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e Associação de Engenheiros Florestais (AEFSul).

Segundo o coordenador da frente, deputado José Milton Scheffer (PP), o grupo trará à frente parlamentar as demandas da silvicultura catarinense, principalmente com relação à legislação. Uma delas, segundo o parlamentar, é tratar de um plano estadual voltado ao desenvolvimento do setor.

“A silvicultura em Santa Catarina tem uma participação muito relevante na nossa economia”, destacou Scheffer. “Depois de proteína animal, o que nosso estado mais exporta é madeira.”

Os representantes das entidades que vão participar do grupo técnico destacaram, durante a reunião, a necessidade de políticas de fomento ao setor, além de ressaltarem que a silvicultura pode ser uma excelente opção de renda especialmente para os pequenos proprietários rurais.

“O reflorestamento pode ter um papel fundamental no desenvolvimento do meio rural, em especial no modelo de pequenas propriedades rurais, que é a base do nosso estado”, afirmou o engenheiro florestal Ulisses Rogério de Andrade. “Temos que ter um órgão que execute esse as políticas públicas de fomento ao setor”, completou o presidente da AEFsul, André Richter.

A Frente Parlamentar da Silvicultura foi instituída em agosto do ano passado com o objetivo de promover o desenvolvimento do segmento em âmbito estadual com enfoque nas áreas técnica, tecnológica, científica e ambiental. Além do deputado José Milton Scheffer, que foi o proponente da frente, integram o grupo os deputados Marcius Machado (PL), Altair Silva (PP) e Mário Motta (PSD).

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar