Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/05/2023 - 18h48min

Frente parlamentar vai defender cadeia produtiva do mel catarinense

Imprimir Enviar
Frente foi lançada nesta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Destaque nacional na produção de mel, a apicultura e a meliponicultura de Santa Catarina passam a contar com uma frente parlamentar na Assembleia Legislativa, lançada no fim da tarde desta quarta-feira (3). O evento, realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, contou com a presença de produtores de todo o estado e de representantes do governo estadual.

“A frente quer ser uma grande ferramenta para debater, discutir programas e políticas voltadas para a cadeia produtiva do mel, na área da apicultura e da meliponicultura, já que nosso estado se destaca no Brasil nessas atividades”, destacou o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), coordenador da frente parlamentar. “Nunca vou deixar de dizer da importância da abelha. Se ela desaparecer, nós teremos muitos problemas para a sobrevivência do planeta”, completou.

O deputado propôs a formação de um grupo de trabalho com a participação de representantes do setor para dar sequência às atividades da frente parlamentar. Este grupo vai abastecer a câmara setorial do mel em Santa Catarina com as demandas do segmento.

De acordo com o presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores  de Santa Catarina (Faasc), Ivanir Cella, o estado conta com quase 17 mil produtores de mel, conforme dados do IBGE, responsáveis por uma produtividade de 68 quilos de mel por quilômetro quadrado, bem superior à média nacional, de 4,8 quilos. 

“Somos referência em produção no Brasil, somos referência no mundo em qualidade do nosso mel, eleito seis vezes consecutivas o melhor do mundo”, afirmou Cella. “Isso acontece graças ao empenho de nossos produtores e ao trabalho de instituições como Epagri, Cidasc, Sebrae, Senar, universidades, governo estadual e o fundamental apoio do Legislativo.”

O dirigente ressaltou o papel da produção de mel na agricultura e na preservação ambiental, com a polinização de inúmeras culturas agrícolas, como maçã e pera, e de áreas florestais.

O presidente da Epagri, Dirceu Leite, destacou que a produção de mel é uma das atividades mais importantes do estado, por permitir a diversificação da renda para o homem do campo e a geração de trabalho e renda meio rural. “Isso é importante para manter as pessoas na propriedade e garantir a sucessão familiar.”

O presidente da Associação de Meliponicultures da Região Carbonífera (Amerc), Henrique Bonetti, destacou que Santa Catarina conta com uma legislação ampla sobre o assunto, mas é necessário aprimorá-la. “A meliponicultura precisa ser incentivada. Ela permite gerar renda em locais de preservação ambiental”, disse.

Os deputados Marquito (Psol) e Tiago Zilli (MDB) participaram do lançamento da frente. Marquito destacou que a frente pode ajudar o setor a avançar em pontos como a infraestrutura e a proteção ambiental. Já Zilli ressaltou a importância da frente na defesa de um setor relevante para economia.

Proposta pelo deputado Padre Pedro, a frente parlamentar é composta ainda pelos deputados Neodi Saretta (PT), Fabiano da Luz (PT), Altair Silva (PP), Paulinha (Podemos) e Marquito.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar