Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/12/2023 - 12h59min

Frente parlamentar trata da formação de talentos para tecnologia e inovação

Imprimir Enviar
Jeff Lima apresentou o case da PAQ na formação de novas lideranças em tecnologia e inovação
FOTO: Giovanni Kalabaide

Inovação com formação de novos talentos, com apresentação do case “Prototipando a Quebrada” (PAQ), e ações efetivas para o fomento do setor de tecnologia em Santa Catarina foram os temas principais da reunião promovida pela Frente Parlamentar da Liberdade Econômica e Inovação da Alesc, coordenada pelo deputado Matheus Cadorin (Novo), na manhã desta quarta-feira (6), no Plenarinho da Casa.

Como explicou Cadorin, o objetivo foi apresentar exemplos inovadores que movem e inspiram os catarinenses.  “Falamos de inovação, focando na formação de talentos, de mão de obra para o setor, com exemplos de cases de sucesso, como o projeto Prototipando a Quebrada e representantes do governo. Queremos fazer um ‘match’ entre essas iniciativas e utilizar da melhor forma possível as estruturas, como os centros de inovação espalhados por todo o Estado”, pontuou Cadorin.

Idealizador do PAQ, Jeff Lima veio de uma comunidade carente e fez do sonho uma missão ao criar em 2018 a ONG, uma organização que atua diretamente na Grande Florianópolis e que já formou, desde 2021, 159 jovens com idades acima de 15 anos.

“Deste total, 39 estão no mercado de trabalho e 80 fazem parte da nossa rede. Eles continuam em contato com a nossa organização. É um case que funciona e que pode ser replicado para todo o estado”, observou, destacando que o mercado de trabalho é um dos pilares, mas que a ONG forma empreendedores. “Formamos a nova leva de lideranças para a tecnologia e inovação. Tem jovens que estão apostando em empreender, montar suas startups, é uma galera de 15 anos, 16 anos, jovens que daqui a 10 anos serão os próximos diretores de suas startups”, disse.
  
Para ele, a apresentação do projeto na Alesc é uma oportunidade única. “Queremos mostrar essas boas práticas que estão sendo pensadas para inserir os jovens de favela, da comunidade dentro do centro de inovação e formar essa galera para ser a próxima frente de lideranças para a tecnologia”, avaliou.

A representante da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Cristiane Iata, comentou que compete à sua pasta a formação de profissionais para a área de tecnologia
Ela relata que há uma demanda muito grande em Santa Catarina por profissionais voltados o setor e que precisam aproveitar essa oportunidade.

“O nosso grande desafio é estruturar o que estamos chamando de Sctec, que é um programa para formar pessoas para ocupar efetivamente as vagas no setor de tecnologia. São vagas que têm salários acima da média. As oportunidades na tecnologia são muito maiores e mais factíveis”, observou.

Para reforçar a explanação de Iata, informações da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) apontam que somente em 2023, o setor de tecnologia gerou 19 mil oportunidades em Santa Catarina.

Valquíria Guimarães
Agência AL

Voltar