Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/05/2023 - 18h38min

Frente Parlamentar da Suinocultura ouve demandas do setor

Imprimir Enviar
Durante o evento, produtores de suínos apresentaram demandas do setor
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Para defender os interesses de um segmento importante da economia catarinense, a Assembleia Legislativa lançou no fim da tarde desta quarta-feira (10) a Frente Parlamentar da Suinocultura. No evento, produtores de suínos apresentaram as principais demandas do setor.

O deputado Altair Silva (PP), coordenador da frente, destacou que objetivo principal será intermediar as demandas da suinocultura junto ao poder público, em especial o governo estadual. “Temos desafios enormes pela frente, como o abastecimento de matéria-prima, as dificuldades dos produtores independentes”, disse o deputado. “Esse setor é um dos mais importantes para a nossa economia e precisa dessa atenção.”

O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio de Lorenzi, apresentou as principais demandas do setor, em especial dos produtores independentes. Segundo ele, há anos, a categoria enfrenta dificuldades com o custo de produção, superior ao preço pago ao produtor.

“A suinocultura cresceu muito nos últimos anos, mas o suinocultor não tem um reconhecimento. Somos o maior exportador, mas temos o menor preço pago ao produtor independente”, disse. Lorenzi citou, ainda, que ano a ano as exportações catarinenses de carne suína cresceram, porém, “nem por isso, o produtor teve a remuneração que merece”.

Para resolver essas questões, o dirigente sugeriu subsídios para os juros de financiamentos, mudanças na tributação do milho - principal insumo da suinocultura - para baratear o acesso ao grão importado do Paraguai ou de outros estados, além de questões relativas à sanidade animal (destino adequado das carcaças e dos dejetos), melhoria da rede elétrica e de internet, entre outras.

Os suinocultores Marcos Spricigo e Vanderlei Canci, que também é prefeito de Irani, reforçaram as dificuldades dos médios e pequenos produtores. “É a pior crise já vivenciada pelo setor”, afirmou Spricigo. “As políticas públicas atuais deixam a desejar. Toda a carga de problemas está sobre o produtor. O produtor sozinho não vai dar conta de resolver esses problemas”, alertou o prefeito.

Dilvo Casagranda, representante do Sindicarne e da Cooperativa Aurora, sugeriu a derrubada de barreiras comerciais para a exportação da carne suína. Segundo ele, apesar da conquista de novos mercados nos últimos anos, o setor ainda enfrenta dificuldades para exportar mais.

O lançamento da frente foi acompanhado por prefeitos de 13 municípios produtores de suínos, além de vereadores e secretários de outras cidades catarinenses. O presidente da Epagri, Dirceu Leite, a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, e o secretário de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, também participaram.

Os deputados Neodi Saretta (PT), Oscar Gutz (PL), Lunelli (MDB), José Milton Scheffer (PP), Volnei Weber (MDB) e Napoleão Bernardes (PSD) prestigiaram o evento.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar