Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/09/2023 - 10h36min

Frente Parlamentar da Reciclagem promove debate sobre coleta seletiva

Imprimir Enviar

FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Agentes políticos, recicladores, empresários e gestores públicos participaram de um debate, promovido pela Frente Parlamentar da Reciclagem sobre a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos em Santa Catarina.

A atividade foi realizada na noite desta terça-feira (19), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, por sugestão do deputado Marcos José de Abreu – Marquito (PSol), que coordena a Frente junto com o deputado Volnei Weber (MDB).

Segundo o Sistema Nacional de Informação de Saneamento, o SNIS, em 2021 menos da metade dos municípios catarinenses possuía coletas seletivas. O deputado Marquito avalia o percentual como muito baixo e defende que o estado tem capacidade para implementar modelos de gestão de resíduos sólidos de qualidade. “Esta Frente foi formada para auxiliar os municípios, as cooperativas, associações e a população para a implantação de políticas de coleta seletiva, de reciclagem e compostagem".

O encontro também debateu o projeto de lei apresentado pelo deputado sobre a implementação, em Santa Catarina, de uma política de gestão dos resíduos sólidos e orgânicos urbanos. “Essa iniciativa obriga os equipamentos públicos estaduais da administração direta e indireta do Estado de Santa Catarina a realizarem a compostagem dos seus resíduos orgânicos e também orienta os municípios na celebração de contratos com empresas privadas ou públicas para a realização de coleta, transporte e destino final, para que se tenham metas anuais de desvio de aterro dos resíduos orgânicos", explica. 

Além dos deputados Marquito e Volnei Weber, integram a Frente Parlamentar da Reciclagem, Marcos Vieira (PSDB) Rodrigo Minotto (PDT) Padre Pedro Baldissera (PT) Oscar Gutz (PL) Paulinha (Podemos) e Fabiano da Luz (PT).

Com informações de Colombo de Souza

Voltar