Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/10/2012 - 17h02min

Frente Parlamentar Cooperativista participa de missão na Europa

Imprimir Enviar
Deputado Moacir Sopelsa (PMDB)

Uma comitiva de cooperativistas catarinenses iniciou nesta semana uma série de visitas técnicas a propriedades rurais, cooperativas e agroindústrias na Europa. A missão conta com a participação dos deputados Moacir Sopelsa (PMDB) e Reno Caramori (PP), respectivamente presidente e vice-presidente da Frente Parlamentar Cooperativista (Frencoop/SC).
Nesta terça-feira (16), a comitiva esteve em Bicske, nas proximidades de Budapeste, capital da Hungria. Após acompanhar uma palestra sobre a economia agrícola húngara, a missão visitou uma propriedade rural especializada na produção de milho e leite, que funciona no sistema de cooperativa. O dia foi encerrado com a visita a uma pequena indústria que produz  por dia 3 mil litros de leite.
“O que vimos aqui hoje na Hungria é o que gostaríamos de ver aí em Santa Catarina”, afirmou Sopelsa, em entrevista por telefone. “Pequenos proprietários que poderiam se unir nessas indústrias, agregando valor ao leite que é produzido em suas propriedades”.
A missão prossegue nesta quarta-feira (17) com visitas a unidades produtoras de ração para frangos e suínos, na Polônia. No fim de semana, a comitiva estará em Paris, na França, onde participa da Sial 2012, feira alimentícia para o segmento supermercadista, com a presença da Cooperativa Aurora e da Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc).
“O que temos conhecido aqui tem sido muito importante para criar oportunidades para Santa Catarina, tanto na aplicação de conhecimento quanto na abertura de novos mercados para a agroindústria catarinense”, afirmou Sopelsa. (Marcelo Espinoza)

Voltar