Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/10/2013 - 16h28min

Frente parlamentar atuará na defesa do serviço público de qualidade

Imprimir Enviar
Frente foi instalada na tarde desta quarta-feira (2). FOTO: Solon Soares/Agência AL

Foi instalada na tarde desta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público de Qualidade. Composta por representantes do Legislativo estadual e de sindicatos e entidades ligadas ao setor público, o grupo tem como objetivo principal promover a valorização do serviço público no estado e nos municípios.

O documento que cria a frente foi assinado pelos deputados da bancada do PT, além de Angela Albino (PCdoB) e Sargento Amauri Soares (PSOL), por sugestão da Federação dos Trabalhadores Municipais de Santa Catarina (Fetram-SC). O grupo será presidido pelo deputado Neodi Saretta (PT) e coordenado pelo presidente da Fetram-SC, Lizeu Mazzioni.

Uma das primeiras ações da frente será a elaboração de um diagnóstico do funcionalismo público no estado e nos municípios catarinenses. Para fevereiro, em data a ser definida, a frente promoverá um amplo seminário sobre o assunto.

Para Lizeu Mazzioni, o oferecimento de um serviço público com qualidade está ligado principalmente à valorização do servidor. Nesse aspecto, as principais bandeiras da frente serão a defesa do concurso público e o combate à terceirização.

“Percebemos que a ação sindical não vem sendo suficiente para protegermos o emprego público. É necessária uma força maior para que possamos fazer valer o que está previsto na Constituição Federal, que é a continuidade do serviço público como uma política de Estado e não algo sujeito a interesses econômicos e políticos”, afirmou Mazzioni.

O representante do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina, Wolney da Rocha Chucre, acredita que a frente poderá atuar no combate à falta de servidores em vários setores, como saúde e segurança pública. “A terceirização promovida pelo governo estadual só precariza o serviço público, transformando-o em um balcão de negócios”, disse. “A defesa do serviço público vai garantir uma boa qualidade de vida para a população, que terá bons serviços na saúde, na segurança, na educação”, completou.

O deputado Neodi Saretta defendeu a criação de políticas estaduais que garantam a qualidade do serviço público. Ele também defendeu a valorização do funcionalismo. “Muitas vezes se fala da necessidade de investimentos do setor público, mas se esquece de investir em quem é fundamental nesse processo: o servidor”, afirmou.

Representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Confederação dos Servidores Municipais do Brasil prestigiaram o evento. Também participaram da instalação da frente os prefeitos de Lindoia do Sul, Pedro Parizotto, e de Ouro, Vitor Faccin.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar