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01/12/2014 - 17h31min

Frente fará reuniões bimestrais para acompanhar duplicação da BR-280

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Evento em Guaramirim, na tarde desta segunda-feira (1º), marcou o lançamento da Frente Parlamentar Mista da BR-280. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

Revindicação antiga da população do Norte do Estado, a obra da duplicação da BR-280 terá o acompanhamento e a cobrança de vereadores, deputados estaduais, federais e senadores, por meio de uma Frente Parlamentar Mista, lançada oficialmente pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta segunda-feira (dia 1º), na sede da Aciag (Associação Comercial de Guaramirim).

Autor da proposta que criou a frente, o deputado Carlos Chiodini (PMDB) destacou que a ideia é promover reuniões bimestrais, sendo que a primeira será no dia 1º de fevereiro de 2015, e levar as reivindicações ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), cuja ausência de representantes no evento foi lamentada. Ele também irá solicitar ao departamento e a Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) um relatório periódico sobre o andamento das obras para que possa ser feito um comparativo.

“Queremos potencializar a cobrança e levar sugestões de melhorias. Milhares de pessoas já morreram e o setor produtivo sofre com a falta de competitividade, só isso já justificaria a agilidade na conclusão da obra”, cobrou Chiodini, que, com o apoio da Diretoria de Comunicação Social da Assembleia, pretende periodicamente produzir reportagens sobre o andamento das obras para informar a população.

A Frente Parlamentar pela Duplicação da BR-280 tem o apoio institucional do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romildo Titon (PMDB). “Trata-se de uma rodovia fundamental para a economia do Estado, para o escoamento da sua produção, bem como para a população em geral, pois permite mais segurança aos motoristas e pedestres”, destacou Titon, em entrevista recente. O presidente do parlamento não pode comparecer ao evento.

O deputado Kennedy Nunes (PSD) falou da importância de acompanhar a evolução e também a qualidade das obras. “Em seis anos ocorreram mais de cinco mil e trezentos acidentes, com três mil e seiscentos fétidos e 140 mortes”, lamentou Nunes, que cobrou a presença do Dnit.

O deputado federal Mauro Mariani (PMDB) destacou que o Norte catarinense é a região que mais cresce no Brasil em função do potencial de logística portuária e pela quantidade de empresas de grande porte instaladas. “Tudo isso demanda uma infraestrutura ainda melhor. Esperamos que essa obra da BR-280 não se torne uma nova novela como foi a obra da BR-101. Para isso vamos pedir relatórios mensais ao Dnit sobre essa obra”, ressaltou Mariani, sugerindo que o Fórum Parlamentar Catarinense, em Brasília, seja também um parceiro na cobrança dessa duplicação.

Estado deve duplicar trecho urbano
O trecho urbano de nove quilômetros da BR-280, entre Jaraguá do Sul e Guaramirim, deve ser duplicado pelo Governo do Estado. Contudo, segundo o secretário de Infraestrutura, João Carlos Ecker, Santa Catarina só pode assumir esta parte da duplicação da estrada, que é federal, assim que a União delegar a rodovia ao governo estadual.

“É uma obra prioritária para o estado e que deve ser iniciada em 2015. A obra já está licitada. Estamos encaminhando a documentação ao governo federal para a delegação nos próximos 25 anos ao governo catarinense. Depois de concluída essa parte, poderemos emitir a ordem de serviço”, destacou Ecker.

Setor produtivo reclama
O empresário Vicente Donini destacou que a região sofre um verdadeiro caos com a falta de mobilidade urbana.  “Essa frente é fundamental para acelerar o processo, que é moroso”, disse ele.  Já o presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul, Paulo Matos,  lembra que a luta da duplicação é antiga. “A obra é fundamental para o escoamento da produção e o transporte de produtos que são comercializados na região, por isso a criação da frente é louvável”.

Detalhes
A BR-280 é considerada a principal ligação entre o Planalto, o Oeste e o Porto de São Francisco do Sul. Esperada há pelo menos duas décadas, a duplicação da BR-280 passou por uma série de entraves jurídicos e ambientais antes de começar a sair do papel, em junho deste ano.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no planejamento dos trabalhos, o trecho foi dividido em três lotes. O primeiro fica entre São Francisco do Sul e a BR-101, o segundo vai do trevo de acesso a Jaraguá do Sul até Guaramirim e o terceiro será o contorno viário que vai desviar o trânsito do Centro de Jaraguá do Sul.

O superintendente do Dnit em Santa Catarina, Vissilar Pretto, explica que as obras de duplicação da rodovia têm o custo estimado em R$ 970 milhões. “Os recursos estão garantidos pelo governo federal”, afirma. O trecho que liga a BR-101 a São Francisco do Sul está sem obras ainda, porém já licitado. “Estamos em fase de contratação com a construtora para a emissão da Ordem de Serviço”. A conclusão dos serviços está prevista para meados de 2017.

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