Frente dos Games, inédita em SC, será lançada nesta quarta
Pensar e formatar políticas públicas para incluir os Games no centro do debate catarinense. O objetivo norteia a criação da Frente Parlamentar dos Games e Jogos Eletrônicos. O deputado Fabiano da Luz (PT) é o coordenador do grupo, que será oficializado em evento virtual nesta quarta-feira, 12 de agosto, às 18h.
Com transmissão através das redes sociais de Fabiano da Luz, a Frente dos Games nasce com a ousadia de ser a primeira neste assunto, lançada no sul do país. A Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo e a Câmara dos Deputados tiveram espaços semelhantes para discussão sobre o assunto.
SC: protagonista em games, inovação e tecnologia
Nacionalmente, Santa Catarina é um dos principais polos de tecnologia do país e de empresas no mercado de games e jogos digitais.Nosso estado possui 5,6% das desenvolvedoras do país e 4,7% dos profissionais autônomos. Ao todo, são 17 empresas formalizadas e 4 não formalizadas, o que dá ao estado a 7ª colocação no ranking brasileiro do setor.
"Pela magnitude deste tema, pelo que o setor representa para a economia catarinense, e pela representativa organização do setor tecnológico e industrial catarinense, carecemos de uma política pública específica para Games e Jogos Eletrônicos. Percebemos a importância da criação de uma legislação estadual para englobar a economia criativa e o mercado gamer, vistos que são potencialidades em ascensão que podem ser mais bem desenvolvidas através de políticas eficientes para a diminuição burocrática, apoio e parcerias para a elaboração de eventos esportivos e culturais e para permitir que os artistas visuais, designers, programadores e atletas se sintam valorizados para permanecer trabalhando em Santa Catarina", explica Fabiano da Luz.
Palco virtual
O lançamento, que será no Dia Mundial da Juventude, apresenta a possibilidade de união entre diversos setores pelo tema. Para isso, representantes de universidades/faculdades/cursos técnicos (grandes polos científicos, da intelectualidade e do amplo conhecimento) e a sociedade organizada/engajada no tema, amparada por associações e núcleos empresariais e empreendedores, terão a oportunidade de participar do grupo que discutirá as próximas ações.
Será apresentado um "Plano de Ações" a ser movimentado pelo grupo para centralizar forças através dos empreendedores que atuam na indústria, tanto na área de eSports, quanto na área de criação e desenvolvimento de apps, games e projetos digitais.
Um verdadeiro time
Os produtores poderão ser inseridos como protagonistas dos debates, estudos e planejamentos que poderão ser melhor desenvolvidos para a cultura e o desenvolvimento de SC. Além disso, promover pesquisas para compreender o atual cenário e saber as necessidades dos produtores, pesquisadores, consumidores e seguidores de Games no estado é uma das principais necessidades do setor.
Este documento (a pesquisa) poderá servir como um "Mapa dos Games em SC" que busca compreender a dimensão do setor industrial criativo e mostra o quanto podemos crescer em desenvolvimento, emprego, cultura e economia.
Para apresentar este cenário, é que estarão reunidos, junto do coordenador e de representantes do poder público, os convidados Guilherme Vicente Andrade (atleta sport e bicampeão brasileiro) , Marcelo Bohrer (gestor do Floripa Conecta),Thaynan Mariano (Stun Games Festival), Luiz Guerreiro (CEO da Explot), Arthur Medeiros Nunes (Acate).