Fotografias revelam cotidiano de mulheres artistas
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente em 8 de março, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina abriu nesta segunda-feira (9) a exposição “Mulheres que fazem arte”, uma iniciativa da gerência cultural da Casa. A exposição, que visa homenagear as mulheres catarinenses, segue até o dia 20, no Espaço Didático Cultural.
De acordo com a gerente cultural, Isabela Brand Flores, a mostra conta com uma galeria de fotos impressas em sépia e em preto e branco, revelando mulheres durante suas atividades diárias. “Nossa intenção foi aproveitar os bons profissionais do Legislativo na área da fotografia para preparar essa exposição. Na ocasião contamos com o apoio da fotógrafa Miriam Zomer e do fotógrafo Solon Soares”, frisou.
Segundo ela, a fotografia foi a principal ferramenta para mostrar e valorizar o talento de diferentes mulheres catarinenses. Além da exposição fotográfica, os visitantes podem apreciar produções artísticas, como pintura, escultura, patchwork produzidos pelas mulheres fotografadas. “A partir da exposição é possível refletir sobre alguns aspectos sociais e culturais da cidade de Florianópolis”, ressaltou Isabela.
Ao considerar gratificante a oportunidade de fotografar as mulheres em suas atividades diárias, a fotógrafa Miriam destacou que a oportunidade de estar no ambiente de trabalho delas ajudou para que as fotos fossem captadas naturalmente e sem necessidade de produção. “Além de enriquecedor, visitar o atelier dessas mulheres possibilitou capturar a peculiaridade de cada uma ao desenvolver seu trabalho”.
Na opinião do fotógrafo Solon Soares, esse foi um trabalho especial. "Conseguimos fotografar essas mulheres de forma muito natural."
Sala de Imprensa