02/04/2009 - 12h45min
Fórum quer explicação sobre recursos recebidos em doação nas enchentes de 2008
Prestação de contas sobre a aplicação do dinheiro recebido em doação pela Defesa Civil de Santa Catarina por ocasião da catástrofe que atingiu os municípios do Vale do Itajaí, em novembro de 2008. Este é o principal questionamento que será feito pelo Fórum de Solidariedade e pela Reconstrução das Cidades Atingidas pelas Enchentes e Enxurradas que, por sugestão de sua presidente, deputada Ana Paula Lima (PT), se reunirá, em data a ser definida, com o diretor da Defesa Civil, major Márcio Alves, e com o secretário de Articulação Nacional e do Grupo de Reação, Geraldo Althoff.
A parlamentar quer esclarecimentos sobre a distribuição e aplicação dos recursos doados pela população brasileira, através das nove contas oficiais abertas pelo governo do Estado/Defesa Civil. O montante chega próximo a R$ 38 milhões, conforme informou Ana Paula. Deste valor, R$ 15 milhões devem ser destinados aos municípios atingidos para compra dos terrenos com vistas à construção de casas. Essa medida é resultante de um convênio assinado pelo governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), no dia 27 de fevereiro, em Blumenau.
Outros assuntos foram apresentados para deliberação com os demais membros. Na reunião realizada nesta manhã (2), a presidente do fórum e os deputados Adherbal Deba Cabral (PMDB), Sargento Amauri Soares (PDT), Ismael dos Santos (DEM) e uma representante do deputado Jean Kulhmann (DEM), definiram a realização de audiência pública no próximo dia 16, em Jaraguá do Sul, para debater a reconstrução do município. Também foi solicitada a realização de audiências públicas pelos representantes dos municípios de Camboriú, Brusque e Gaspar, além da comunidade de Belchior Alto, em Blumenau. O objetivo é discutir o andamento das obras de reconstrução dos municípios atingidos pelas enchentes. As datas e locais serão definidos posteriormente. (Scheila Dziedzic/Divulgação Alesc)