Fórum de Educação e Diversidade debate propostas para o Conae
As questões que ainda são deficitárias, no acesso, na permanência e na conclusão com sucesso da escolarização da população negra em Santa Catarina foram pautadas e debatidas durante a reunião do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial, realizada hoje (8), no Auditório Deputada Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa. O fórum tem o objetivo de fortalecer a articulação entre os atores locais para a promoção e valorização da diversidade étnico-racial e de gênero nos sistemas de ensino.
Coordenado pela professora Jeruse Romão, mestra em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o encontro que reuniu educadores e representantes da área organizou propostas que devem ser apresentadas na Conferência Nacional de Educação (Conae) em 2014, que terá como tema obrigatório a diversidade étnica. “Com essa iniciativa queremos assegurar uma educação de qualidade, que respeite sua identidade étnica e principalmente a história do povo africano no estado”, afirmou Jeruse.
Coordenadora do Núcleo de Estudos Negros de Santa Catarina, Joana Célia dos Passos destacou que as ações afirmativas no ensino superior e a implementação da Lei 10.639/03, que determina a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras, públicas e particulares, no ensino fundamental e médio, estão entre os principais pontos a serem atendidos. Ela mencionou também a formação inicial e continuada dos professores para atuar nesses temas específicos da história e cultura afro-brasileira.
Pesquisadora da UFSC, Joana ressalta que, das 97.985 matrículas no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) em Santa Catarina, somente 4.627 são negros, cerca de 4,7%. O percentual é considerado mínimo, pois mais de 83 mil dos 312 mil catarinenses analfabetos são negros.
Entre os participantes, a coordenadora Estadual do Movimento Negro Unificado (MNU), Maria de Lourdes Mina.
CONAE 2014
A Conferência Nacional de Educação (Conae) será realizada de 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, com a finalidade de oferecer espaço para deliberações que possam resultar na elaboração de um conjunto de propostas que vai subsidiar a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação pelos municípios, pelos estados e pelo Distrito Federal, no contexto da construção do Sistema Nacional de Educação, abrangendo especialmente a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração.
Sala de Imprensa