Fórum Parlamentar busca ações de valorização do esporte amador
Com realização da Copa do Mundo da Fifa e o planejamento para os Jogos Olímpicos de 2016, ambos no Brasil, o Fórum Parlamentar do Esporte da Assembleia Legislativa planeja ações de incentivo ao esporte amador no estado, como oportunidade a jovens atletas. O deputado Neodi Saretta (PT), coordenador do Fórum, diz que é preciso mais investimento do estado nas modalidades que aproximam crianças, jovens e adultos, principalmente em pequenas cidades. “O Estado tem que pensar na base e investir nesses atletas”, declarou Saretta, em entrevista concedida na manhã de hoje aos veículos de comunicação do Parlamento.
Criado em 2011, o Fórum Parlamentar do Esporte busca a consolidação do desporto como instrumento de democratização da prática da atividade físicas em Santa Catarina e a inclusão social. E, neste ano de Copa do Mundo, os membros do grupo querem focar no desenvolvimento de ações para a valorização do esporte amador.
“Paralelo aos grandes eventos e competições, podemos realizar ações de desenvolvimento social e do caráter das pessoas, por meio do esporte. Inclusive na área de esportes individuais e de competição”, planeja Saretta. A realização de eventos de esporte paraolímpico também está entre os objetivos do Fórum.
Referência nacional
Santa Catarina é considerada um dos celeiros de atletas com reconhecimento nacional e internacional. Saretta ainda destacou que muitos desses esportistas vêem do esporte amador.
“Muitos atletas amadores poderão representar o estado na Olimpíada e na Paraolimpíada de 2016”. (com informações de Susana Rigo da TVAL)