Fórum Estadual de Educação entrega documento Conae 2014 aos deputados
A secretária-adjunta de Educação e coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Elza Marina da Silva Moretto, apresentou nesta quarta-feira (30), na tribuna da Assembleia Legislativa o documento Conae 2014, que sistematiza as principais propostas levantadas durante as conferências realizadas em Santa Catarina, no ano passado. As propostas serão levadas para a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2014 e devem nortear as políticas públicas da área no estado nos próximos anos.
Conforme a coordenadora do fórum, mais de 280 mil pessoas participaram das conferências de educação realizadas em 2013, classificadas como municipais, intermunicipais ou conferências livres, preparatórias para a conferência estadual, promovida de 7 a 9 de setembro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Esse movimento colegiado registrou e sistematizou o documento Conae 2014. “Precisamos criar memória sobre o trabalho que fazemos”, defendeu Elza.
O documento deve servir como ferramenta para a construção de novas políticas públicas e a manutenção das políticas em curso. Elza explicou que, apesar dos bons índices que Santa Catarina apresenta na área de educação, ainda há muitos desafios a serem vencidos, daí a importância de colegiar saberes em defesa da educação. Fruto de um “trabalho coletivo, aberto e democrático”, o texto Conae 2014 contém as propostas que devem ser defendidas pelos delegados de Santa Catarina na conferência nacional, que acontecerá de 19 a 23 de novembro, em Brasília.
Em sua fala na tribuna, Elza destacou que a Assembleia Legislativa tem dois assentos no Fórum Estadual de Educação, ocupados pelo presidente da Comissão de Educação, deputado Antonio Aguiar (PMDB), e pela vice-presidente do colegiado, deputada Luciane Carminatti (PT), que participou da conferência estadual.
Agência AL