14/05/2009 - 18h10min
Fórum Cultural é lançado durante FIMC
Corredores movimentados, estandes concorridos, praça gastronômica cheia e espaços multimídia lotados de estudantes. Assim foi o segundo dia do FIMC, que durante a programação também teve instalado o Fórum Catarinense de Secretários e Dirigentes de Cultura pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Com o objetivo de criar diretrizes para unificar políticas públicas municipais da área cultural de todo o estado, o Fórum contou com a participação de 140 dos 293 municípios catarinenses e cerca de 200 pessoas. “A instalação desse Fórum é mais uma prova de que precisamos avançar também na descentralização na área cultural”, acredita o gerente de Projetos da Fundação Catarinense de Cultura, Eugênio Lacerda. Ele acrescenta que outra finalidade do fórum é representar os pequenos municípios também no poder público.
Segundo o prefeito de Urubici, Adilson Jorge Costa, a iniciativa é necessária para a divulgação dos atrativos de cada cidade. “Esse Fórum só vem integrar as ações entre os municípios do nosso estado, principalmente entre vizinhos”, ressalta. O prefeito acrescenta que é a integração que permite o acontecimento do primeiro festival de Inverno da Serra, festa que vai acontecer nos próximos junho/julho e reúne quatro municípios da região – Uubici, Lages, São Joaquim e Bom Jardim da Serra –, e que também foi lançado durante o FIMC.
Para o secretário-adjunto de Turismo e Lazer de Laguna, Peterson Crippa da Silva, tanto o Fórum quanto o FIMC vêm oportunizar cada município a mostrar sua peculiaridade cultural. “A cultura e o turismo de Laguna sempre foram a redenção da cidade, o carro-chefe. Esses eventos não só vão nos proporcionar a divulgação do que nossa cidade tem de melhor, como nos permitir conhecer o que todos os outros municípios têm a oferecer ”, explica.
A secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, Susan Bortoluzzi, também acredita que a integração intermunicipal vai fortalecer a identidade catarinense. “O Fórum vem definir e integrar nossas políticas públicas culturais fortalecendo nossas raízes. E um festival como o FIMC é muito importe para essa integração, principalmente para os pequenos municípios com grande potencial cultural e turístico.” O município de Nova Veneza organiza o único carnaval de estilo veneziano fora da Itália, que em 2009 chega a quinta edição. (Evelise Nunes/Divulgação Alesc)