Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/07/2013 - 15h51min

Nexxera Tecnologia: foco em qualificação e na inclusão social

Imprimir Enviar

Bons indicadores sociais e ambientais somados a projetos sociais relevantes renderam à Nexxera Tecnologia e Serviços S/A o segundo Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC, concedido pela Assembleia Legislativa no mês de novembro, na categoria média empresa do segmento comércio, serviço e turismo. Qualificação profissional e inclusão social pelo esporte são os principais focos do Instituto Nexxera, o braço de responsabilidade social da empresa.

Empresa 100% nacional, a Nexxera oferece, há 20 anos, soluções em gestão corporativa e financeira para cadeias produtivas e de negócios. O Instituto Nexxera, fundado em 2003, desenvolve vários projetos sociais e ambientais, priorizando a atuação na Grande Florianópolis e o atendimento de pessoas moradoras de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Os recursos do instituto provêm da mantenedora, que destina 3% de sua receita líquida ao financiamento dos projetos. De acordo com a coordenadora, Carla Inácio, as boas notas obtidas nos indicadores contidos no balanço social e a abrangência dos projetos favoreceram que a empresa ganhasse o troféu pelo segundo ano consecutivo.

Uma das principais iniciativas do instituto direcionadas à comunidade é o projeto “Aprender a Fazer”, que possibilita inclusão digital e qualificação profissional. Em 2012, 170 pessoas em situação de vulnerabilidade social foram formadas pelo projeto. Com carga horária de 60 horas/aula, os conteúdos incluem noções de informática, rotinas administrativas e atendimento ao público, finanças e empreendedorismo, incluindo módulos de cidadania.

“No ano passado, oferecemos pela primeira vez um curso chamado “Aprender a Vender”, que resultou do diálogo com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas)”, informa Carla. O curso concilia o objetivo principal do instituto, que é oferecer qualificação profissional, com o intuito de facilitar a entrada de jovens no mercado de trabalho. O projeto conta com parcerias do governo federal, Ministério da Educação, Secretaria da Educação, Sebrae, organizações não-governamentais e prefeituras da região da grande Florianópolis.

Inclusão pelo esporte
Outra iniciativa do instituto chama-se Programa de Inclusão pelo Esporte (Pipe). Direcionado ao público infantojuvenil, na faixa de 8 a 17 anos, o Pipe possibilita a prática esportiva a cerca de 500 estudantes. Nesse projeto, a empresa tem diversos parceiros – Secretaria de Assistência Social de Florianópolis, Secretaria de Esporte e de Educação de Palhoça, Sest Senat e Unimed – os quais dividem com o Instituto Nexxera as responsabilidades de manutenção das escolinhas.

O voleibol é a principal modalidade trabalhada no Pipe, mas também há escolinhas de futsal e atividades mistas. Talentos do vôlei revelados pelo programa são encaminhados para os times da competição da Nexxera e Cimed, nas categorias infantil, infanto e mirim. No entanto, a coordenadora do instituto destaca que esse não é o objetivo principal do programa, que se propõe a fazer inclusão pelo esporte e estimular o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Além da prática esportiva, o programa implantou encontros temáticos para tratar de questões ligadas a crianças e adolescentes, tais como preconceito, discriminação, drogas e meio ambiente, fortalecendo a proposta de projeto social. O envolvimento das famílias é buscado por meio de reuniões e eventos do programa.

Hip hop
Cerca de 80 crianças e adolescentes da comunidade da Coloninha e da Agronômica (Promenor) participaram das oficinas de hip hop oferecidas pelo Instituto Nexxera em 2012, em parceria com a Fundação Franklin Cascaes, Escola de Samba Unidos da Coloninha, Ides/Promenor e Grupo Hip Hop Soul. O projeto, intitulado “Floripa Viva Hip Hop”, disponibilizou educadores nos dois espaços para garantir a acessibilidade das crianças a essa manifestação cultural e o enfrentamento das questões que circunscrevem a exclusão social e a busca pelo exercício da cidadania.

Sustentabilidade
A Nexxera desenvolve um programa de gestão em sustentabilidade e lançou, em 2012, o seu segundo relatório de sustentabilidade, baseado nos modelos Ethos e Ibase. No documento, a empresa sintetiza as práticas sustentáveis contidas em seu projeto de governança cooperativa. Um comitê interno de sustentabilidade acompanha as práticas, com o objetivo de aperfeiçoar continuamente a gestão da empresa.

Dentre as práticas, destacam-se os esforços de reciclagem. A coletiva seletiva nos prédios da empresa abrange papeis, vidro, plástico, metais, pilhas e baterias. Uma parceria com o CDI viabiliza o Programa de Reciclagem Tecnológica, enquanto outra parceria com a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) estimula a coleta de óleo de cozinha. Ainda no âmbito das campanhas internas, os copos plásticos foram substituídos por um kit contendo squizze e canecas para todos os colaboradores.

Para estimular o envolvimento dos colaboradores, a empresa promove o Prêmio Nexxera de Sustentabilidade, voltado ao reconhecimento de ideias e propostas dos colaboradores que resultem em ampliação dos projetos ambientais.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar