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25/05/2015 - 16h41min

Florianópolis sedia até julho principal evento do design no Brasil

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Bienal tem sete exposições diferentes espalhadas por Florianópolis. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Até 12 de julho, Florianópolis é palco do principal evento de design do Brasil. Trata-se da Bienal Brasileira de Design, que chega em 2015 à sua quinta edição, com sete exposições diferentes espalhadas pela Capital, todas com entrada gratuita. A programação completa está disponível no site oficial do evento.

Conforme Roselie Lemos, coordenadora executiva da Bienal, as exposições foram distribuídas em pontos diferentes de Florianópolis, com a proposta de se criar um roteiro turístico. Além do Centro Integrado de Cultura (CIC), onde estão abrigadas três exposições, há eventos no Museu Cruz e Souza, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Parque de Coqueiros, Jurerê Open Shopping, Trapiche da Beira Mar Norte e Museu da Escola Catarinense (Mesc). “Além de divulgar para a população o design brasileiro, que está entre os melhores e mais respeitados do mundo, a bienal também quer deixar um legado para Florianópolis”, afirma Roselie.

“Design para Todos” é o tema da edição deste ano. “Esse tema está relacionado a um design que atinge todas as pessoas. São o design físico, que atende crianças e idosos, altos e baixos, pessoas com deficiência; o design democrático, aquele acessível a todos os bolsos; e o público, que prioriza o espaço público”, explica a coodernadora.

Uma das exposições, denominada “Design tecnológico – Os ‘makers’ e a materialização digital” é baseada em tecnologias digitais, em especial na impressão 3D. Para o curador, o pesquisador da PUC-RJ Jorge Lopes, a exposição reflete um momento inédito na área: a possibilidade do designer materializar o que quiser, com uma precisão que até então não era possível.

“Você não precisa mais ficar dependente da indústria, já que com uma impressora 3D qualquer pessoa pode imprimir o que bem quiser. Hoje já há impressões em cerâmica, por exemplo”, comenta Lopes.

Marcelo Espinoza
Agência AL

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