Filmes e séries selecionados no concurso da TVAL são premiados
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL
A Assembleia Legislativa entregou, na noite desta terça-feira (12), os certificados de premiação às obras selecionadas no primeiro edital do Concurso TVAL Audiovisuais Catarinenses. São 17 filmes documentários e seriados, já produzidos ou em produção, de cidades como Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba e Chapecó.
O concurso, realizado em comemoração aos 20 anos da TV da Assembleia Legislativa, tem como objetivo abrir espaço na programação da emissora para divulgar a cultura e a história do estado e valorizar a produção audiovisual catarinense. As obras são do gênero documentário, com argumentos e narrativas que abordam temas ligados à realidade estadual.
A comissão responsável pela seleção foi formada pelas professoras Aglair Bernardo e Mara Salla e pela coordenadora da TVAL, Gicieli Dalpiaz. Conforme Aglair, doutora em Cinema e ex-coordenadora do curso de Cinema na UFSC, o trabalho de análise das obras “foi um processo bastante difícil, pela qualidade, e nos deu uma visão importante da produção de todas as regiões de Santa Catarina, que está fervendo de produções interessantes, refletindo a multiplicidade de sua gente.”
Já a professora Mara Salla, que também é doutora na área, cineasta e coordenadora do curso de Cinema da Unisul, destacou que a iniciativa da Alesc “é mais uma vitrine para o audiovisual catarinense.”
O presidente em exercício da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), participou da solenidade. Para ele, o concurso foi uma “oportunidade de mostrar os talentos que temos em Santa Catarina, que se dedicam a mostrar os potenciais do nosso estado por meio da cultura e da nossa história.”
A diretora de Comunicação Social da Alesc, Lúcia Helena Vieira, destacou que a TVAL também tem como papel “valorizar nossa cultura, nossa história, para que a população tenha acesso a esse tipo de produção audiovisual.”
Segundo a coordenadora da TVAL, Gicieli Dalpiaz, as obras já finalizadas serão exibidas na programação da emissora a partir do ano que vem, com licença de uso de 24 meses. Já as séries e filmes ainda em fase de produção devem estar prontos até o fim de 2020 e começarão a ser exibidos em 2021, também por 24 meses.
Além da exibição na TVAL, as séries selecionadas receberão, cada uma, R$ 25 mil. Já os filmes receberão R$ 8 mil, cada.
Também participaram da solenidade o deputado José Milton Scheffer (PP) e o jornalista Ilson Chaves, que foi o primeiro diretor da TVAL.
Confira as obras selecionadas:
LOTE 1
Filmes documentários
- A Pedra e o Farol – Scult Produtora de Audiovisual e Jornalismo
- Anauê – Mundo Imaginário Produções Cinematográficas Ltda.
- Descaminhos da Coxilha – B7 Filmes
- É Bucha – Vinil Filmes
- Pegadas Salgadas – Scult Produtora de Audiovisual e Jornalismo
- Retratos de Santa Catarina – Litoral e Vale do Itajaí – DV 3
- Celibato no Campo – Margot Filmes Ltda.
- Dom Quixote das Artes – Margot Filmes Ltda.
- Terra Cabocla – Realizart Produções Audiovisuais Ltda.
- Vale Tombado – GA Moretti Produções Culturais Eireli
Obras seriadas
- Não houve classificados
LOTE 2
Filmes documentários
- Vida de Orquestra – TPS Multimídia Eirelli, 30 Por Segundo
- Cabe Rock Nessa Ilha? – Manacá Cine Estudio
Obras seriadas
- Urban Sketchers Florianópolis – Vinil Filmes
- Seo Chico Toda Vida – Atalaia Produção e Distribuição Artística Ltda.
- A Linha da Memória – Proeza Audiovisuais
- Você já foi a Floripa? - Vinil Filmes
- Florianópolis 2.5 - Geofilmes
Agência AL