17/05/2009 - 23h00min
Festival de Integração Multicultural Catarinense atraiu 41 mil visitantes
Terminou na noite deste domingo, dia 17, o 2º Festival da Integração Multicultural Catarinense (FIMC), realizado no CentroSul, em Florianópolis, desde o último dia 13. Segundo a organização do evento, mais de 41 mil visitantes prestigiaram o evento nos cinco dias de atividades. Promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), com a parceria da Assembleia Legislativa, governo do Estado e Prefeitura Municipal de Florianópolis, o evento foi realizado pelo Instituto Sustentar.
O FIMC ocupou uma área de 7.605 m² no Centrosul, e abrigou nove núcleos que representaram as regiões catarinenses: Grande Florianópolis, Caminho dos Príncipes, Rota do Sol, Encantos do Sul, Caminho dos Cânions, Vale Europeu, Vale do Contestado, Serra e Grande Oeste. Em cada um dos núcleos, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor Santa Catarina. Os dados demográficos das regiões, a história e cultura do local, além de interação com os cenários multimídia, foram os destaques do evento.
O presidente da Federação de Municípios Catarinenses, prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt (PMDB), afirmou que o evento foi um sucesso. “Esperávamos um grande movimento, mas o evento superou as expectativas. Os visitantes participaram e interagiram, foram mais de 40 mil pessoas. Vamos tentar agora consolidar a data no calendário catarinense de eventos”, afirmou.
Orgulho
Um momento especial para Santa Catarina por dois olhares. Para o Secretário do Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel (PSDB), esse foi o principal destaque da Feira. Conforme o secretário, o Festival teve o foco no turismo interno e o WTTC, que também ocorreu neste fim de semana, na Capital, atraiu o turismo externo. “O Festival mostra Santa Catarina para os catarinenses e o WTTC mostra Santa Catarina para o mundo. E o melhor de tudo foi ver a auto-estima do povo catarinense. É Incrível ver o olhar dessas pessoas”.
Gilmar também lembrou que o turismo não se faz apenas de belezas naturais. “Santa Catarina tem relevos diferentes. Culturas diferentes. Belezas imensuráveis, mas não podemos esquecer que o turismo não é só feito disso. Temos que destacar que o mais importante é aquele que está lá na ponta: o cidadão catarinense”, completou.
Roberto Costa, da Propag, organizadora do evento, falou sobre a diversidade de cultura apresentada no evento. “As pessoas não esperavam que o evento tivesse essa magnitude. As pessoas puderam interagir, participar. Foi uma diversão para duas, três horas. E grande parte desse sucesso foi graças ao apoio da Assembleia Legislativa”, destacou.
Sobre a criação do Festival, Roberto disse que houve um trabalho de pesquisa de mais de um ano, onde foram descobertas muitas coisas. “Esse foi um grande dilema para a gente. Descobrimos tantas coisas interessantes que o estado possui e os próprios catarinenses não conhecem”.
“Deixamos os catarinenses orgulhosos”, essa foi a frase que Raul Galhano, presidente do Instituto Sustentar, mencionou diversas vezes. “Estamos satisfeitos com o resultado. Nossas expectativas foram superadas. Isso mostra o quanto Santa Catarina é grande e o quanto tem para oferecer”, finalizou.
Parceiros
Parceiros do FECAM na promoção do Festival, a Assembleia Legislativa esteve presente nos cinco dias do evento com um estande onde funcionaram os veículos de comunicação do Poder: um estúdio da TVAL, com cobertura ao vivo do evento, e uma redação do jornal AL Notícias e da Rádio ALESC Digital. As reportagens e curiosidades do FIMC chegaram a todo o estado e ficaram disponíveis neste link de notícias do site da Assembléia. Além de acompanhar os trabalhos da equipe de comunicação legislativa, os visitantes também receberam um Caderno Especial sobre o FIMC produzido pelo AL Notícias.
Também parceiro, o governo do Estado - através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Santur, Fesporte e FCC e das 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional -, ocuparam na Feira um espaço de 54 m². O estande da Secretaria ofereceu uma infraestrutura propícia para revelar ao visitante as belezas das regiões turísticas de Santa Catarina. O espaço contou com painéis luminosos retratando as áreas da cultura, turismo e esporte, vídeos promocionais do turismo e da candidatura do estado de Santa Catarina à Copa do Mundo de 2014, que desta vez será inovador, contará com a transmissão em 3D, além disso, tudo o material promocional da Santur estará disponível aos participantes. (Graziela May Pereira/Divulgação Alesc)