Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/07/2013 - 09h55min

Festa em Pedras Grandes tem shows musicais e concurso de vinho artesanal

Imprimir Enviar
Grupo de danças italianas animou o público no distrito de Azambuja. FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

O segundo dia da VIII Festa do Vinho Goethe, em Azambuja, no município de Pedras Grandes, Sul de Santa Catarina, começou com o Concurso de Vinho Goethe Artesanal. De acordo com os organizadores, cerca de 30 produtores da uva típica da região, utilizada na produção de vinhos secos, suaves e espumantes, participaram da competição, realizada no sábado (13).

Especialista em vinhos, o engenheiro de alimentos Alex Copetti Araujo participou do grupo de jurados, que elegeu o produtor de Azambuja Alcides Strauss vencedor do Troféu Vinho Goethe. Ao avaliar o vinho vencedor, Alex explicou que a uva Goethe tem em suas características aroma floral e frutado, com aromas típicos cítricos por conta das frutas que dão um toque doce lembrando mel.

“Para que ele desenvolva essas propriedades, o vinho precisa estar engarrafado aproximadamente de seis meses a um ano e meio. Esse processo de engarrafamento faz com que na cor do vinho seja desenvolvido um toque diferenciado aproximando-se do dourado, no caso dos vinhos brancos”, explica. Na ocasião, Alex destacou que após a conquista da Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe, em fevereiro de 2012 o trabalho de divulgação vem crescendo.  

Já o engenheiro agrônomo da Epagri, Sérgio Roberto Maetrelli define a uva Goethe como identidade de Azambuja, por ser o produto de maior importância para os produtores da agricultura familiar assistido pela Epagri. O órgão se faz presente no evento destacando que entre os incentivos e as diversas ações promovidas, a produção da uva é um dos diferenciais. “A uva Goethe é uma variedade que surgiu nos Estados Unidos e foi trazida para Santa Catarina, onde se adaptou bem com o clima de Azambuja”, frisou.

Atrações e gastronomia
Durante o almoço típico da gastronomia italiana regado a massa e polenta, servido aos participantes, o Grupo de Danças Típicas Italianas, formado por 12 mulheres da terceira idade, integrantes da comunidade local e região, dançaram temas como “La Bela Polenta”.

Entre os atrativos que alegram a festividade, na tarde de sábado, a apresentação do Coral GAM em Cantos, formado por 30 componentes desde 2004, cantou inúmeras peças de seu repertório. As atrações musicais de sábado foram encerradas com a apresentação do grupo Nenhum de Nós, já na madrugada deste domingo (14).

A VIII Festa do Vinho Goethe de Azambuja termina neste domingo.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar