Ferramenta do Tribunal Superior Eleitoral simula votação em urna eletrônica
Enquanto o dia 5 de outubro não chega, os eleitores que irão votar pela primeira vez em 2014 poderão praticar em um sistema de simulação, lançado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que mostra como funciona o voto eletrônico brasileiro. Com a ferramenta, em tom de brincadeira, o internauta pode votar em candidatos fictícios para ter segurança na hora da votação real.
Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a página de simulação apresenta, para cada cargo, uma lista de candidatos e partidos fictícios (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore). Você poderá navegar pelos partidos usando as setas para direita e para esquerda na filipeta de candidatos no alto da página.
Antes de votar no Simulador, você deve selecionar o tipo de eleição da qual deseja participar. Se você escolher o link “Urna - Eleição 2014 - Brasil”, poderá votar para os seguintes cargos em disputa: deputado estadual, deputado federal, senador (e suplentes), governador e vice-governador e presidente e vice-presidente. Caso a sua opção seja pelo link “Urna - Eleição 2014 - Distrito Federal”, no lugar do candidato a deputado estadual, você deverá escolher um dos candidatos ao cargo de deputado distrital.
A página também permite a simulação da votação no exterior, ou seja, para aqueles eleitores que residem e exercem o direito de voto em outro país, devendo, para tanto, clicar no link “Urna - Eleição 2014 – Exterior”. Ainda é possível simular a votação como se você estivesse em trânsito, isto é, fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição, acessando o link “Urna - Eleição 2014 - Voto em trânsito”. Em ambos os casos, você votará apenas para os cargos de presidente e vice-presidente.
No fim da votação, ou a qualquer momento, você poderá retornar à página inicial e reiniciar a votação (basta clicar no link “nova simulação”). Devido a sua característica didática, caso o usuário realize um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresentará uma mensagem explicativa e a tela será bloqueada até que o usuário clique na mensagem apresentada.
Confira abaixo as instruções para votar no Simulador de Votação na Urna Eletrônica
Como Votar
- Usando o teclado da urna, que é similar ao do telefone, digite o número do candidato de sua preferência. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato.
Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde CONFIRMA.
- Após o registro do voto para todos os cargos a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM.
Como corrigir o voto
- Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, aperte a tecla laranja CORRIGE e repita o procedimento anterior.
Como votar em branco
- Para votar em branco, aperte a tecla BRANCO. Confirme o seu voto apertando a tecla verde CONFIRMA.
Cuidado! Seu voto poderá ser nulo se você digitar um número de candidato ou de partido inexistentes e depois apertar a tecla verde CONFIRMA.
Utilize o simulador
Urna - Eleição 2014 - Brasil
Urna - Eleição 2014 - Distrito Federal
Urna - Eleição 2014 - Exterior
Urna - Eleição 2014 - Voto em trânsito
Assessoria de imprensa do Tribunal Superior Eleitoral