Fenarreco chega aos 30 anos como uma das maiores festas alemãs do país
Uma das festas mais tradicionais de Santa Catarina, a Fenarreco – Festa Nacional do Marreco – começa na quinta-feira (8), em Brusque, no Vale do Itajaí. Para divulgar o evento, o secretário municipal de Turismo de Brusque, Boca Cunha, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (7), acompanhado da rainha e das princesas da festa.
De acordo com o secretário, durante os 11 dias de evento, o Centro de Eventos Maria Celina deve receber 140 mil pessoas, vindas de todo o país. “Somos a segunda maior festa tradicional alemã no Sul do país”, disse Boca Cunha.
Em 2015, a Fenarreco chega à 30ª edição. Para marcar a data, todo o centro de eventos está decorado com as cores da bandeira do Estado da Bavária, na Alemanha, berço da Oktoberfest. “Não é qualquer festa que consegue atingir os 30 anos”, destacou o secretário.
A abertura oficial da Fenarreco começa às 18h30, com desfile na Avenida Cônsol Carlos Renaux. Às 21 horas, no centro de eventos, ocorre a sangria do barril. Nos 11 dias de evento, além do marreco, prato típico de Brusque, e do chope, haverá a apresentação de 10 bandas alemãs, parque de diversões, jogos e brincadeiras como o serra-serrador e a corrida de tamanco. A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Brusque.
A rainha Ionara Liesi e as princesas Joanita Denate e Jussara Becker convidaram os deputados para a Fenarreco. Silvio Dreveck (PP), Serafim Venzon (PSDB), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Maurício Eskudlark (PSD), Valmir Comin (PP), Kennedy Nunes (PSD), Leonel Pavan (PSDB), Julio Ronconi (PSB), Luciane Carminatti (PT), João Amin (PP) e Fernando Coruja (PMDB) destacaram a importância do evento. “Mantém a tradição e a cultura alemã, além de gerar oportunidade de emprego para várias pessoas”, destacou Silvio Dreveck.
Agência AL